Primeira de sete finais
As colocações feitas pelo técnico Sérgio Soares e por vários jogadores do Ceará revelaram o espírito do grupo que se mostra consciente das sete finais a serem enfrentadas. A primeira, hoje diante do América/RN, parece-me teoricamente menos difícil. Digo teoricamente porque na prática não tem sido assim. Na verdade, todo os jogos, independente da posição do adversário, têm sido de extrema dificuldade. Portanto, que o Ceará esteja preparado para enfrentar o América/RN como se este fosse líder da competição. Somente assim evitará surpresas indesejáveis.
Finalizações
Se o Ceará quiser alcançar seu objetivo nos jogos que faltam, terá de ajustar a pontaria. Recado a Mota e Léo Gamalho, que precisam acertar as finalizações. Isso criará novas alternativas, tirando o peso que nos jogos passados ficou todo sobre Magno Alves.
Retorno. Lulinha, o segundo artilheiro do Ceará, é esperança de mais gols. Sua ausência foi muito sentida nos jogos anteriores. Com ele, o Ceará passa a ter melhores opções, ampliando as chances de vitória sobre o América/RN.
Eficientes
Faço questão de registrar o esforço e eficiência de João Marcos e Ricardinho. Este, então, adaptou-se à marcação. Melhor ainda: além de ajudar na combate, Ricardinho tem feito com muita propriedade o trabalho de ligação.
"Sabemos que nestes sete últimos jogos teremos de correr mais. Como diz Fernando Henrique, serão sete finais consecutivas".
Magno Alves
Atacante do Ceará
Entrevista
Ouvi Renan Vieira e Ribamar Bezerra, ex-presidentes do Fortaleza, falando sobre o atual momento tricolor. Faço questão de destacar o profundo conhecimento que ambos têm da situação. Renan deu um baile no programa do Belmino (TV Diário). Antes de tudo, pacificar o Fortaleza é preciso. Sem isso, nada.
150 anos
O futebol, oficialmente, nasceu há 150 anos (26 de outubro de 1863) na reunião histórica na Freemason´s Tavern em Londres, quando estudantes ingleses decidiram separar o futebol e o rugby, criando a English Football Association, a mais antiga federação do mundo. Nesta época foram definidas as regras do futebol. (Dados de Airton Fontenele).
Análise
O técnico do Ceará, Sérgio Soares, fez análise consciente do retorno de Lulinha e de Rogerinho. Disse que precisa sentir no transcorrer do jogo como os dois verdadeiramente estão. Daí a expectativa de Dinelson e Thiago Humberto. É uma espécie de Plano B pronto, com as devidas opções, caso não rendam bem os atletas que hoje estão voltando.
Recordando. Muito do crescimento da torcida do Fortaleza aconteceu em razão da campanha realizada pelo clube na década de 1970, por iniciativa de José Raimundo Costa e continuada por Sílvio Carlos, notável marqueteiro tricolor. Sílvio criou o slogan Clube da Garotada. Aí visitava escolas públicas e particulares dos subúrbios da cidade, onde distribuía para as crianças cadernos que tinham na capa o escudo do time e na contracapa o Hino do Fortaleza, de autoria de Jackson de Carvalho. No Dia da Criança, o Pici abria as portas para a meninada. Todos tinham direito a sorvetes, biscoitos, pipoca e participavam de sorteio de camisas do clube. As crianças conquistadas naquelas memoráveis campanhas conduzidas por Sílvio Carlos multiplicaram a torcida que hoje dá provas de sua pujança.