Nova sequência
O processo de reação do Ceará pode alcançar hoje mais uma sequência de três vitórias seguidas. A primeira foi com 4 a 0 no ABC, 1 a 0 no Oeste e 2 a 1 no Boa. Houve a interrupção com a derrota para o Figueirense. Já agora o Vozão ganhou do Icasa (1 a 0), do Asa (3 a 2) e receberá dois jogos em casa: hoje com o Bragantino e sábado com o Paraná. O Braga vem de derrota em casa para o América/MG. Comandado pelo conhecido Marcelo Veiga, está duas posições atrás do Ceará. O momento do Vozão é melhor. Lulinha em alta. Sua melhor fase desde que chegou para o Ceará. E o toque alvinegro está fazendo a diferença. É nesse toque que confio para a imposição da nova sequência.
Muito bem
Quem mais tem crescido de produção no Ceará é Lulinha. O homem redescobriu o caminho do gol. Sempre aparece no lugar certo, na hora certa, fazendo conclusões, ora sutis, ora fulminantes, como foi a que apareceu como um raio em Arapiraca. Lulinha, além disso, é muito aberto a entrevistas. Já por duas vezes esteve no Debate Bola.
Subida
Dinelson fez sua melhor apresentação no jogo passado em Maceió. Promoveu assistência precisa em dois gols. E fez trabalho continuado durante toda a partida. Sempre achei que ele poderia render mais. Rendeu. Agora a tendência, creio, será a natural evolução, na medida em que se sentir perfeitamente enquadrado no esquema.
Santa, com mérito
O sofrimento do Santa já foi pior. Há alguns anos até para a Série D desceu. Mas agora, com uma rodada de antecedência, garantiu a vaga para a próxima etapa da Série C. E com jogadores que há pouco tempo estavam aqui no futebol cearense: Tiago Cardoso (ex-Fortaleza) Oziel (ex-Ceará), Dedé (ex-Ferrão), Panda (ex-Itapipoca) e Siloé (ex-Horizonte). E mais: sob o comando do técnico Vica, que quase subiu com o Leão em 2012. Que domingo próximo no Castelão a torcida do Fortaleza imite a do Santa: superlote o estádio e leve à vitória o Leão.
Segurança
O goleiro Flávio está aproveitando muito bem a oportunidade que lhe foi confiada. Nos dois recentes jogos do Fortaleza (vitória sobre o Luverdense e empate com o Cuiabá) teve participação importante, praticando difíceis defesas. Se não fosse ele, certamente os resultados teriam sido desfavoráveis do Leão.
G-4
O Icasa poderá chegar ao G-4 na rodada de hoje. Basta ganhar seu jogo contra o Oeste em Itápolis e acontecer tropeço de Paraná e Avaí. Assim, o Verdão cearense os superaria pelo número de vitórias (14 contra 13 do Paraná e 12 do Avaí). A defesa do Verdão precisa estar mais atenta na reta final dos jogos, onde vem sofrendo gols perfeitamente evitáveis.
"Viemos com o propósito de ganhar três pontos aqui. Não deu. Houve a infelicidade do lance que resultou no pênalti. Mas no Castelão vamos buscar a vaga".
Charles
Zagueiro do Fortaleza, após o empate em Cuiabá
Setentão. Minha homenagem ao Sérgio Pinheiro que entrou no rol dos setentões. Eu o conheci na década de 1960. Trabalhamos juntos na Rádio Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube e TV Verdes Mares. Agora ele comenta futebol pela Verdinha e pela TV Diário. Nesse tempo todo, concordamos, discordamos, mas jamais houve um abalo na sólida e respeitosa amizade. Eu o critico, quando necessário. É assim. Que Deus o proteja sempre. Sérgio recebeu merecidas homenagens.