Coluna Tom Barros

Mais ousadia, Verdão!

Hoje, o Icasa recebe o Guaratinguetá. Não gostei do Verdão nos dois jogos mais recentes. Nem no empate (0 x 0) em casa diante do Atlético/GO nem na derrota diante do Ceará (1 x 0). Não estou levando em conta o resultado do jogo, mas a produção que esteve abaixo do esperado. O Guaratinguetá vem de empate com o Paysandu. Faz campanha ruim. Problema é que o Verdão há complicando jogos fáceis quando atua no Cariri. Incrível. Precisa ser um pouco mais ousado quando no Romeirão, assim como fez na goleada (5 x 2) sobre o Asa de Arapiraca. Aí, sim, tudo o mais virá por acréscimo.

Calma! Rogerinho fez bobagem ao entrar na onda das provocações do jogo Ceará x Icasa. Resultado: sua ausência diante do Asa, amanhã, quebrará uma estrutura que vinha crescendo com ele, João Marcos e Ricardinho na meia-cancha.

Desmonte

Dizem que o Ceará está conhecido por ressuscitar times que já estão na cova rasa. Com todo o respeito que o Asa merece, há que se reconhecer o desmonte desse time que já foi capaz de humilhar Ceará e Icasa, quer aqui, quer em Arapiraca. A situação agora é diferente.

Ele sabe

Ora, quem sabe de tudo é o Léo Gamalho, que esteve no ASA no auge desse time alagoano, mas, pouco antes de se transferir para o Ceará, já sentira o declínio da equipe. Taí o homem certo para oferecer ao Ceará preciosas dicas.

Tomamos todas providências sobre regulamento, sites, mensagens, enfim tudo para termos um campeonato competitivo e transparente".

Mauro Carmélio
Presidente da FCF, à TV Diário, sobre o Campeonato Cearense 2014

Proposta

Pelas circunstâncias, o Fortaleza terá de jogar em Cuiabá como se no PV ou no Castelão estivesse. Como diz o próprio técnico Luís Carlos Martins, a proposta terá de ser ofensiva, pois só a vitória será o único resultado que interessa para não depender da composição de terceiros. O time do segundo tempo da vitória sobre o Luverdense me parece o ideal.

Apoio

Agradeço aos meus filhos Hannover, Marcel e Jeanine as manifestações de força e carinho que, via redes sociais, deram-me neste instante em que, após quatro anos, voltarei a narrar futebol pela TV. Convocado pelo diretor Roberto Moreira, comandarei Cuiabá x Fortaleza. Creio que não esqueci. Sob a proteção de Deus, espero corresponder.

TV Verdes Mares

O narrador Kaio Cézar foi contratado pela TV Verdes Mares. Após brilhar na TV Diário, Kaio leva na bagagem a experiência internacional da cobertura da Copa do Mundo na África do Sul e da Copa América na Argentina. Tem tudo o que se exige de um narrador: belo material de voz, ritmo e precisão. Além disso, é um ser humano admirável, excelente caráter. Parabéns. Boa sorte, Kaio!

Recordando. Não raro, passo defronte ao antigo prédio da Rádio Uirapuru na Praça Clóvis Beviláqua. Em 1965, quando comecei minha vida profissional, lá trabalhavam Júlio Sales, Cid Carvalho, Heraldo Menezes, Baman Vieira, Giacome Mastroianni, Gilvan Dias, Carlos Alberto, Edgar Costa, Mena Barreto, Edvar Costa, Evertes Costa, Alfredo Sampaio, Leôncio Macambira, Soneca, Bonifácio de Almeida. Era diretor da emissora Afrânio Peixoto. Na parte de finanças, Adriano Pouchain. A propósito, faz tempo não vejo Adriano. O dono da Uirapuru, José Pessoa de Araújo, era admirável pela simplicidade e forma com que nos tratava. Posso ter esquecido alguns nomes. Peço que me perdoem. A memória tem suas falhas.