Todos pelo Rio Branco
De repente, o time do Acre passou a ter importância fundamental na definição das primeiras colocações do Grupo A da Série C nacional. Por isso Fortaleza, Treze, Brasiliense, CRB, Luverdense, Águia e Sampaio estarão todos torcendo pelo Rio Branco, amanhã, no jogo deste com o Santa Cruz na Arena da Floresta em Rio Branco. O Santa Cruz, embora quinto colocado, fora do G-4, é único dos concorrentes que poderá chegar aos 37 pontos, caso consiga vencer os três compromissos que lhe restam. Se há mala preta ninguém sabe. Verdade é que o favorito Luverdense foi ao Acre certo de que ganharia três pontos, mas deu-se mal: perdeu o jogo. Aviso contra a soberba.
Calendário
Está certo o sindicato dos jogadores profissionais quando questiona o calendário do futebol brasileiro 2014. Acender o debate coerente é salutar para a democracia. Mais salutar é buscar soluções compreensíveis de parte a parte, adequando o calendário a um situação que preserve a saúde dos atletas. Nada de excessos, pois.
Com moderação
Tenho minhas reservas quanto à venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Há gente que não pode beber um gole que logo muda o comportamento. Mas, como revolveram liberar, que o torcedor saiba beber com moderação. E, se beber, não retorne dirigindo seu carro. No retorno haverá certamente uma blitz no seu caminho.
Número de jogos
Depois do jogo Rio Branco x Santa amanhã no Acre, restará apenas um time com um jogo a menos: o Sampaio. Aí o Santa ficará com 18 jogos como todos o demais, exceto o Sampaio que somente igualará esse número de jogos do dia nove de outubro diante do mesmo Rio Branco. A diferença é que o Sampaio não irá à Arena da Floresta. O jogo será no Castelão em São Luís, onde, mesmo em casa, tropeçou algumas vezes: empatou com o Luverdense (1 x 1), perdeu para o Águia (0 x 1) e empatou com o Cuiabá (0 x 0). Ainda assim parece utopia esperar graça do Rio Branco em São Luís.
Firme
O goleiro do Fortaleza, Flávio Roberto Kretzer, soube esperar com dignidade e paciência o seu momento de jogar como titular num desafio maior. Entrou num jogo de extrema responsabilidade, como o diante do Luverdense, e, na minha avaliação, houve-se muito bem. João Carlos não estava numa fase boa. Isso é comum na vida profissional.
Selecionadas
O texto de sábado por engano deu a entender que o brasileiro Diego Costa teria jogado pela Espanha e não pelo Brasil nos amistosos Itália (2 x 2) e Rússia (1 x 1) este ano. A Federação da Espanha quer convocá-lo. Pediu autorização à Fifa, alegando que ele (no Atlético Madrid desde 2007) jogara só amistosos pelo Brasil. (Dados de Airton Fontenele).
"Teremos uma sequência de dois jogos em casa e poderemos outra vez retornar à liderança. Estamos na briga, com boas possibilidades. Só dependemos de nossos próprios resultados".
Flávio Araújo
Técnico do Sampaio Correa
Recordando. Seleção Cearense na década de 1950. Pedrinho Simões, Claudinho, Itamar, Carneiro, Barbosa, Alexandre, Alonso, Guilherme, Fernandinho, Aldo e Jair. (Do álbum do atacante Jair. Colaboração de Cristiano Santos do Memofut.