CAPTEI: Posse dos novos desembargadores do TJCE é um marco histórico

Pela primeira vez na história da Corte foram empossadas, em uma mesma sessão, cinco mulheres no cargo de desembargadora

Na quinta, 24, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), foi cenário para a posse de sete desembargadores, oriundos da magistratura, sendo cinco desses nomes, compostos por mulheres.

Ressaltando o ingresso de cinco magistradas no Tribunal de Justiça, a primeira colocada na lista por merecimento, a desembargadora Rosilene Facundo, discursou:

“O CNJ instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. O Poder Judiciário do Ceará, nessa pauta, considera a igualdade de gênero como expressão da cidadania e dignidade humana. E vem adotando medidas no sentido de fomentar a participação ativa das mulheres nos ambientes de tomada de decisão, fortalecendo, assim, valores e princípios de equidade de gênero”.
Rosilene Facundo
Desembargadora

A desembargadora, Presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira destacou que, com a posse ocorrida na quinta, 24, o índice de mulheres na Corte do Tribunal passou para 42%, uma aproximação da Instituição da igualdade de gênero.

“Hoje é um dia histórico para o Poder Judiciário alencarino, que recebe sete novos desembargadores para somar nossa força-tarefa de promover uma prestação jurisdicional mais célere e qualificada, como anseia a nossa sociedade. Sou a terceira mulher a ocupar a Presidência do Tribunal de Justiça, após 35 anos que ingressei na Magistratura, e estou aqui ofertando a minha parcela de contribuição a esta grande Instituição que, a cada Gestão, vem se aprimorando, vem buscando os meios tecnológicos, sem esquecer também a humanização. E hoje nós aumentamos a porcentagem de mulheres. É a aproximação da nossa Instituição da igualdade de gêneros, então é um avanço. Estamos orgulhosos”
Nailde Pinheiro
Presidente do TJCE

As cinco novas desembargadoras são: Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra, que chegaram ao cargo por merecimento, e Maria Ilna Lima de Castro, escolhida por antiguidade. Também eleitos por antiguidade, os juízes Carlos Augusto Gomes Correia e José Evandro Nogueira Lima Filho foram empossados desembargadores na mesma sessão. Os sete são juízes de carreira.

O compromisso de posse foi prestado em conjunto pelos sete novos desembargadores, sob a leitura do magistrado Carlos Augusto Gomes Correia. Em seguida, houve a assinatura do juramento.

As boas-vindas ficou a cargo da representante do TJCE, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes:

“Nós, mulheres e homens da Justiça, a quem nos foi outorgado tamanho poder, temos que estar cheios de boa vontade e coragem para promovermos este Banquete. Não estou lhes convidando, na verdade, estou lhes convocando, para exercer não só a função judicante, mas também assumir o dever de cumprimento da função social”
Maria Vilauba
Desembargadora

 

Veja as fotos captadas por LC Moreira de quem esteve como testemunha desse momento histórico para o TJCe: