Seja para matar a sede, aliviar o calor ou acompanhar uma refeição, o suco natural de frutas é uma opção bastante popular e bem pedida por muitos no país. Mas será que ele também pode ser um aliado de quem está buscando emagrecer?
O nutricionista Alyson Brito explica que as calorias líquidas do suco podem não ser uma das melhores estratégias de planos alimentares que visam a redução de peso, pois elas não fornecem a saciedade necessária para reduzir a fome daquele paciente.
“Na maioria das vezes os sucos são calóricos, porque para fazer um suco dificilmente é utilizado apenas uma fruta. Por aumentar a quantidade de frutas também aumenta a quantidade de calorias”, esclarece.
Além do valor calórico das frutas, o especialista chama atenção que quando se utiliza açúcar para adoçar o suco, independente de qual seja ele, se mascavo, cristal ou demerara, se eleva ainda mais o valor calórico total da bebida ingerida.
Se o paciente sente necessidade de adoçar a bebida, o nutricionista recomenda utilizar frutas da estação e maduras, pois estas são mais doces e nutritivas. Outra opção também é usar adoçantes naturais como xilitol e stevia.
E existe suco menos calórico? Alyson revela que o de abacaxi, morango e limão são opções que possuem baixas quantidades de calorias sem adição de açúcares. No entanto, ele pondera, que eles apresentam uma baixa sensação de saciedade e, quando são consumidos sem serem coados, podem causar desconforto gastrointestinal.
Na contramão, os mais calóricos são aqueles mais concentrados, como o de uva e o de laranja. O especialista afirma que o jeito “certo” de preparar a bebida é utilizar apenas água e a própria fruta.
E quem busca hipertrofia?
Já para quem está buscando o ganho de massa magra, o especialista diz que o suco de uva é “muito utilizado por pessoas com esse objetivo, outra estratégia é combinar frutas com cereais (aveia ou granola), leite e mel”.
É saudável consumir suco diariamente?
O nutricionista explica que ao fazer o suco também se reduz a quantidade de fibra do alimento e se perde vitaminas que são oxidadas durante o armazenamento. Por isso, o consumo da própria fruta é mais indicado por ele.
“Suco é fruta processada. Diariamente é melhor optar por fruta para aumentar o consumo de fibras o que contribuirá para a melhora da sua saúde intestinal”.