Após Ciro Gomes se dizer traído no Ceará, Ivo sai em defesa de Cid e ataca chapa de Roberto Cláudio

Ataques do irmão mais novo acontecem no mesmo dia em que filha de Ciro cumpre agenda em Sobral e repete falas sobre "traição"

Legenda: Ivo e Ciro Gomes em campanha municipal em Sobral
Foto: Natinho Rodrigues

O clima esquentou publicamente entre os irmãos Ferreira Gomes no Ceará. Após reiteradas declarações do presidenciável Ciro Gomes (PDT) de que foi traído no Ceará e de que não tem ninguém defendendo sua campanha, com exceção do candidato ao Governo Roberto Cláudio (PDT); o irmão mais novo, Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral, fez publicação nas redes sociais atacando a chapa PDT-PSD ao Governo do Estado por suposta falta de apoio ao ex-ministro.

Na postagem, Ivo usa prints das páginas no Instagram de Roberto Cláudio, do candidato a vice, Domingos Filho (PSD) e da candidata ao Senado, Érika Amorim (PSD), além da página do presidente do PDT Ceará, André Figueiredo, para fazer o seguinte "desafio": "encontre nos Instagrans a seguir uma única referência ou pedido de votos ao Ciro". O último perfil printado na publicação é o do senador Cid Gomes.

Veja também

Considerando apenas as 12 publicações mais recentes em cada perfil, há menções sutis nas imagens de André Figueiredo e de Roberto Cláudio. Na do presidente do PDT, consta a logo de Ciro na publicação fixada em destaque, semelhantemente à primeira foto de Roberto Cláudio, na qual ele usa adesivo de "Prefiro Ciro". Não há referências nos posts dos candidatos do PSD.

Já o registro das publicações de Cid Gomes trazem Ciro em destaque nas imagens, em vídeos de pronunciamento e numa foto do próprio Cid adesivando carros pró-Ciro. O próprio perfil do Ivo tem postagens recentes de vídeos e atos de campanha em favor da candidatura a presidente do irmão.

Logo após o ataque, o presidente do PDT se manifestou nos comentários da publicação de Ivo. "Consciência tá doendo, Prefeito? Como você não está na campanha do PDT não pode ver como trabalhamos o nome do nosso Presidente Ciro", respondeu Figueiredo.

Resposta de André Figueiredo em publicação de Ivo Gomes
Legenda: Resposta de André Figueiredo em publicação de Ivo Gomes
Foto: Reprodução

A assessoria do candidato Roberto Cláudio disse que a acusação de falta de apoio "no caso do RC não se aplica" e enviou uma série de publicações pró-Ciro do pedetista.

Em nota nas redes sociais, Érika Amorim rebateu Ivo. "Lamentável o prefeito Ivo Gomes utilizar de uma publicação nas redes sociais para criar uma situação que não existe. Se estivesse acompanhando de verdade, saberia que seguimos trabalhando e defendendo o cearense mais preparado para presidir o nosso País que é Ciro Gomes", disse.

Domingos Filho também foi procurado para se manifestar sobre o episódio, mas ainda não respondeu.

Declarações da filha de Ciro

Na manhã desta quarta-feira (28), a filha de Ciro, Lívia Saboya, cumpriu agenda em Sobral ao lado da tia candidata a deputada estadual, Lia Gomes, e da esposa de Roberto Cláudio, Carol Bezerra. Nas redes sociais, ela repercutiu as falas do pai sobre traição e ingratidão.

"Aqui não tem pra traidor, não tem pra traíra, não tem pra ingratidão. Sobral sabe quem é Ciro e quem é Roberto Cláudio. Sobral tem lado", disse Lívia.

Lívia Saboya com Carol Bezerra e Lia Gomes em Sobral nesta quarta
Legenda: Lívia Saboya com Carol Bezerra e Lia Gomes em Sobral nesta quarta
Foto: Reprodução

Ciro isolado

Nos últimos dias, Ciro subiu o tom sobre desentendimentos no Ceará. Na segunda-feira, em entrevista ao Flow Podcast, voltou a se dizer traído.

"Dei minha vida ao povo cearense, e algumas lideranças, todas que eu ajudei a formar, se reuniram e meteram a faca nas minhas costas, me traíram, estou lá sem ninguém me defendendo. Sem ninguém não é verdade, o Roberto Cláudio, que é o melhor cara, que é meu candidato a governador lá, isso dói demais num cara", disse Ciro.

Veja também

Em entrevista ao Antagonista, dias antes, Ciro falou em ter “recebido uma facada poderosa nas costas”, diante do apoio dos irmãos Cid e Ivo à campanha petista de Camilo Santana ao Senado. Ele atrelou a isso a decisão de se afastar de Sobral e da família.

“A traição é a cara do momento no Ceará. Resolvi não ir ao meu estado pela primeira vez. Que o cearense diga lá á o que quer fazer de mim”, afirmou.

Como essa coluna havia mostrado na terça-feira (27), a ausência de apoio a Ciro é ampla entre os deputados estaduais e federais que tentam reeleição pelo PDT. Há poucas menções ao candidato principalmente em agendas pelo interior do Estado.