Lançado em junho deste ano, o programa de incentivo à compra de carros populares não deve ter uma nova rodada. A informação é do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, que cedeu entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares na manhã desta sexta-feira (29).
Perguntado por esta coluna sobre a possibilidade de uma nova rodada do programa para a compra de automóveis, Alckmin disse que a iniciativa “foi um sucesso”, mas que “não se pretende fazer outro”. “Por que foi feito? Emergencialmente”, disse, destacando que 70% dos consumidores que compram carros novos efetuam o pagamento à vista em meio aos juros elevados, mas a perspectiva de queda deve mudar o cenário.
“Como os juros vão cair, esse problema vai se normalizar. Em um momento de juros a 13,75% ao ano, se você não dá estímulo, você não vende. Então (o programa) foi naquele momento e o resultado foi espetacular”, pontuou Alckmin.
O programa já havia sido prorrogado uma vez, no fim de junho. Atualmente, os descontos ainda valem para caminhões e ônibus. “O programa continua nos próximos dias para caminhões e ônibus. O crédito varia de R$ 33 mil a R$ 99 mil para renovação de frota”, destacou o vice-presidente.