A população de Coreaú, na região Norte do Estado, terá mesmo de voltar às urnas provavelmente ainda neste ano para escolher novo prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que havia cassado o mandato do prefeito em dezembro do ano passado, confirmou a sentença ao negar recurso da defesa do prefeito Edézio Sitonio (PDT) e da vice Erika Frota.
Assume o comando do município, interinamente, o atual presidente da Câmara Municipal Antônio Anastácio, o “Caburé”.
Coreaú passa a ser, assim, o sétimo município cearense a enfrentar novas eleições depois que os gestores eleitos no pleito de 2020 acabaram sendo cassados por problemas na Justiça Eleitoral.
O prefeito da cidade foi cassado por abuso de poder econômico e compra de votos, na compreensão da Justiça Eleitoral. Na sessão de quinta-feira (28), o TRE-CE julgou improcedente os embargos apresentados pelo gestor.
Ele agora poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mas já será afastado do cargo e as novas eleições começam a ser preparadas pelo TRE-CE. Também foi cassado o vereador do Município Francisco Antônio Menezes Cristino.
Entenda o caso
Na decisão de primeira instância que cassou os três, o juiz eleitoral da 64ª Zona Eleitoral, Guido de Freitas Bezerra, julgou procedentes as denúncias do MPE que apontam que os gestores e o parlamentar realizaram compra de votos e cometeram abuso de poder econômico.
Além da cassação do diploma, prefeito e vice-prefeita tiveram todos os votos recebidos no pleito de 2020 invalidados, além de ficarem inelegíveis por oito anos.
O TRE-ce, após recurso do prefeito, confirmou a decisão do magistrado.
Novas eleições
Até o momento, os seguintes municípios cearenses já voltaram às urnas para escolher prefeitos em eleições suplementares em virtude da cassação dos gestores eleitos em 2020:
- Martinópole
- Missão Velha
- Pedra Branca
- Jaguaruana
- Viçosa do Ceará
- Barro
Coreaú é o primeiro município que tem eleições suplementares confirmadas em 2022. As datas estabelecidas pelo calendário eleitoral são 15 de maio, 5 de junho, 27 de novembro e 11 de dezembro.