Portugal e França lideram número de visitantes estrangeiros no Ceará em 2024; veja por país

O Ceará recebeu 94.507 visitantes estrangeiros em 2024, um crescimento de 32% na comparação com 2023, quando passaram pelo Estado 71.545 mil estrangeiros. Segundo dados da Embratur, Portugal e França lideraram a emissão de viajantes ao Estado.
Estados Unidos, Itália e Argentina completam a lista dos cinco maiores emissores de visitantes estrangeiros.
Veja também
Os viajantes chegaram pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza e pelos portos do Pecém e de Fortaleza.
Todos os números consideram estrangeiros de cada país, bem como brasileiros expatriados, moradores daquele país.
Portugueses seguem na liderança
Os portugueses ainda são a maioria de estrangeiros que visitaram o Ceará em 2024. Foram pouco mais de 15 mil visitantes que chegaram pelo Aeroporto de Fortaleza, crescimento de 29% em comparação com 2023.
Já o número de franceses subiu 20% em um ano, alcançando mais de 14,3 mil viajantes.
O maior crescimento em 2024 ficou com os argentinos. Os visitantes da Argentina aumentaram 235%, passando de 2,6 mil em 2023 para 8,8 mil no ano passado.
Veja os números:
Ainda assim, a quantidade de visitantes que chegam pelos portos cearenses (Fortaleza e Pecém) é irrisório.
Entre as 10 maiores nacionalidades que chegaram ao Pinto Martins em 2024, temos ainda alemães, holandeses, espanhóis, suíços e visitantes do Reino Unido.
Ceará ainda não recuperou resultado da pré-pandemia
Mesmo com o avanço em voos internacionais entre 2023 e 2024, estamos praticamente 10% abaixo do número de visitantes recebidos em 2019.
O não retorno de companhias aéreas como KLM e a falta de companhias alemãs e italianas em voos diretos, dão o tom de grandes reduções de visitantes como vemos entre os holandeses (-54%), italianos e alemães.
Ainda assim, o número de visitantes dessas 3 nacionalidades é representativo, demonstrando que há grande número de conexões aéreas até chegar no Ceará.
Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.