Além das questões históricas envolvidas no empate entre Ceará e Bolívar, em La Paz, pela 3ª rodada da Sul-Americana, o resultado em si pode ser crucial para a classificação alvinegra para próxima fase da competição.
Agora, o Vovô terá dois jogos no Castelão (Arsenal e Bolívar) nos dias 12/05 e 20/05 e pode sacramentar a classificação para o mata-mata do torneio dentro dos seus domínios. O último jogo será contra o Jorge Wilstermman, dia 27/05, em Cochabamba-BOL, onde o Alvinegro poderá ir apenas para cumprir tabela.
A conta é simples. Se vencer os dois próximos adversários, independente de resultados, o Alvinegro dificilmente será ultrapassado. A única exceção seria caso o Bolívar também vencesse os outros dois compromissos (incluindo um difícil confronto contra o Arsenal na Argentina) com placar elástico, ultrapassando o alvinegro em saldo de gols.
Classificação antecipada
Se conseguisse chegar em Cochabamba já classificado, dia 27, o Alvinegro pouparia os principais jogadores de mais uma viagem desgastante às vésperas da estreia na Série A, contra o Grêmio. O jogo pode ocorrer dia 29 ou 30.