Evangelho de hoje, 2ª feira, dia 01/04/2024 (Mt 28, 6-15)

De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

Naquele tempo: As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.' Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: 'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.' Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.

Reflexão – Medo, alegria e destemor!

Diante do quadro descrito neste Evangelho nós tomamos consciência de que só poderemos dar testemunho de que Jesus está vivo e age na nossa vida, quando vivenciamos realmente essas três sensações:  Medo, alegria e destemor!  São sentimentos distintos, mas que nos afetam quando temos que enfrentar a realidade da nossa vida de cristãos e missionários. Podemos verificar isso naquelas mulheres que encontraram Jesus na beira do sepulcro.  Mesmo com medo, elas tinham o coração cheio de alegria e com destemor correram para dizer aos discípulos que Jesus havia ressuscitado.  O medo é uma consequência natural da nossa limitação humana e se torna mais intenso na medida em que não conseguimos nos apoiar na fé e na esperança. A alegria é o sinal que o cristão deve dar ao mundo da sua fé e esperança na ressurreição de Jesus.  O destemor é o sinal de que a nossa vida está guardada com Jesus e é a nossa motivação para também anunciar ao mundo a sua presença em nós. Quando nos apropriamos da Palavra de Cristo e assumimos as suas promessas nós também podemos atravessar o vale escuro sem nenhum temor, com alegria e coragem. Tudo na nossa vida passará e todas as dificuldades nós as poderemos suportar em vista da alegria de ter uma vida interior renovada pela presença de Jesus. Alegremo-nos: Jesus ressuscitou e está no meio de nós, vitorioso para nos fazer também vencedores.  – Você também tem medo quando é convocado para anunciar o Evangelho? – Você tem correspondido ao que Jesus manda fazer neste Evangelho?  – Você cultiva a alegria? – O que o seu coração ainda teme? – Como você tem anunciado ao mundo a sua vida nova? – Você tem se apossado das promessas de Deus e confiando na Palavra de Cristo? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO