Chuva ou estiagem? Cientistas responderão hoje, 6ª feira, 16

Eduardo Sávio Martins, da Funceme; Luiz Molion, da Universidade Federal de Alagoas; e Francisco de Assis Diniz, consultor do Inmetro, apresentarão suas previsões sobre chuvas em 2023 no Ceará

Uma reunião científica que juntará três especialistas no estudo do clima será realizada hoje, sexta-feira, 16, partir das 8h30 na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), no bairro do Jardim América, em Fortaleza. 

Estarão presentes Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas; Francisco de Assis Diniz, que pertenceu aos quadros técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia, do qual é hoje consultor; e Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. 

Segundo o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a reunião terá um objetivo: acelerar as previsões sobre a estação de chuvas que fazem, nesta época do ano, os organismos que estudam o clima no Ceará e no Nordeste.

A antecipação dessas previsões permitirá que os produtores rurais planejem seus investimentos para o plantio da safra, oferecendo-lhes, também, a chance de reduzir possíveis prejuízos em caso de estiagem. 

Da reunião, participarão os presidentes dos sindicatos rurais, além de pequenos e grandes produtores da agropecuária cearense.

Cada um dos três cientistas, usando recursos audiovisuais, apresentará seus estudos e suas previsões sobre a quadra chuvosa do próximo ano.