Fernando Sobral: 100% no ano, 12km por jogo, essencial taticamente e o 'rosto' do novo Ceará de Guto

Fernando Sobral é o rosto do novo Ceará de Guto Ferreira, que vai jogar quem merece, não quem tem nome ou grife

sobral
Legenda: Fernando Sobral marcou o gol de empate do Ceará contra o Bahia
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

É nítida a evolução do Ceará de Guto Ferreira a cada partida. A vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, no último sábado (1º), que deixou o time com uma mão na taça da Copa do Nordeste, foi incontestável. O Alvinegro foi bastante superior ao adversário e teve mais uma ótima atuação taticamente. E é preciso falar de Fernando Pereira do Nascimento.

>Veja tudo sobre a vitória alvinegra no Regional

Se você não associa de imediato pelo nome, certamente sabe pelo apelido. Fernando Sobral foi eleito o melhor jogador em campo, e com méritos. Marcou o primeiro gol - do jogo e dele no ano - após a insistência na pressão que resultou em erros dos adversários - que é uma marca registrada dele - e foi novamente fundamental defensivamente, colaborando com vários desarmes.

O carioca (sim, ele não nasceu em Sobral, mas no Rio de Janeiro) de 25 anos merecia esse gol. Um jogador muito criticado, até de forma injusta e severa, muitas vezes, mas que sempre trabalhou forte. Quem acompanha o dia a dia do clube sabe que ele não deixou de buscar seu espaço, e conquistou com merecimento.

Ele é importantíssimo taticamente (veja mais aqui). Desempenha todas as funções do meio de campo e, como ponta-direita, vem em uma crescente, sendo o melhor jogador do Ceará nas últimas partidas.

Fruto de uma entrega muito grande. Fernando Sobral não é craque, ainda comete erros, de passes ou tomadas de decisão, mas garante maior imposição física ao time, dá muita intensidade, velocidade, se dedica e entrega tudo em campo. 

Prova disso é que chega a percorrer uma distância de quase 12km por jogo. Foi assim no Clássico-Rei contra o Fortaleza, por exemplo, em que foi o atleta do Ceará com maior quilometragem.

Fernando Sobral garante ainda competitividade. Essa é uma palavra-chave. Com ele em campo, o Ceará está 100%. É isso mesmo, o time venceu TODOS os 11 jogos (sendo 10 como titular) em que ele atuou nesta temporada (lista completa abaixo). Ao todo, foram 840 minutos em campo. 840 minutos correndo, sem passividade ou apatia.

Faltava balançar as redes. E ele marca logo na final, em um momento extremamente importante. É o timming para espantar maiores desconfianças.

Ele ganha jogo sozinho? Óbvio que não. Mas é a peça necessária na engrenagem que dá um equilíbrio para que o time possa funcionar de forma coletiva, garantindo mais liberdade a Vina e Cléber, por exemplo.

Fernando Sobral é o 'rosto' do novo Ceará de Guto Ferreira. Um Ceará que pode não ser brilhante, pode não jogar um futebol plástico, pode cometer erros, mas que vai buscar muita intensidade, que vai ter aplicação tática, que vai ter entrega e luta coletiva para deixar todas as energias em campo na busca pelo objetivo final.

E, principalmente, que vai jogar quem merece, não quem tem nome ou grife.

Os outros que lutem. O nome da vez é de Fernando Sobral.

JOGOS DE FERNANDO SOBRAL EM 2020
CAMPEONATO CEARENSE

Pacajus 0 x 1 Ceará
Atlético-CE 0 x 1 Ceará
Barbalha 0 x 5 Ceará

COPA DO NORDESTE
River-PI 0 x 4 Ceará
Ceará 2 x 1 Sport
CRB 1 x 2 Ceará
Ceará 1 x 0 Vitória
Fortaleza 0 x 1 Ceará
Ceará 3 x 1 Bahia

COPA DO BRASIL
Bragantino-PA 1 x 2 Ceará
Ceará 1 x 0 Vitória



Assuntos Relacionados