O Ceará cumpriu as expectativas e não deu a menor chance ao Goiás na noite desta quinta-feira (21). A goleada por 4 a 0, na Serrinha, foi construída com (mais uma) atuação soberana do Alvinegro, que entendeu perfeitamente o que pedia o jogo e foi extremamente cirúrgico.
Dentro da proposta, o Vovô controlou a partida todos os momentos, em que pese a maior imposição do time da casa no início. Mas depois dos primeiros 10 minutos, só deu Ceará. A goleada poderia ter sido até maior.
Ouça o CearáCast
Jogando com inteligência e sabendo que o já quase rebaixado Goiás apostaria as últimas fichas neste duelo, Guto Ferreira armou o Ceará para fazer o que sabe de melhor: manter a organização defensiva, dando a bola para o adversário e atacando em transições rápidas, sendo letal nas descidas ao ataque.
Um adversário que até tem a posse de bola mas não sabe o que fazer com ela é a presa ideal.
Foi assim que Lima abriu o placar, aos 17 minutos, após passe de Vina. O lance foi o primeiro da dupla que simplesmente acabou com o jogo.
O camisa 29 deu a segunda assistência dele aos 46, em passe açucarado para Fernando Sobral marcar de cabeça.
No segundo tempo, o próprio Vina marcou duas vezes, de pênalti, aos 6 minutos, e aproveitando passe espetacular de Lima, aos 17, selando o placar.
Destaques
O Ceará foi todo bem. O coletivo, como um tudo, funcionou como deveria, mas impossível não destacar Lima e Vina em separadamente. Os dois foram os donos da partida e indiscutivelmente os melhores em campo, não somente participando diretamente de todos os gols do time, mas também sendo os elos responsáveis em armar as jogadas ofensivas de forma efetiva.
Detalhe: Vina se tornou o líder em assistências da competição, totalizando oito passes para gol. Ao todo, são 21 gols e deu 18 assistências na temporada do melhor meia do Brasileirão.
Fernando Sobral, pelo gol e pela intensidade na marcação, também merece destaque, assim como todo o sistema defensivo, que foi bastante seguro e novamente passou em branco.
Visitante efetivo
O Ceará tem se consolidado cada vez mais como um visitante extremamente efetivo no Brasileirão. Esta foi a 6ª partida seguida do Vovô sem derrotas como visitante, acumulando a cinco vitórias e um empate no período.
O desempenho é tão bom que o Alvinegro é o 4º melhor visitante entre todos os 20 times do Brasileirão, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 16 jogos e aproveitamento de 45,8%.