Tirar coisas da criança corrige o comportamento?

Reforçar o que está certo é, muitas vezes, mais eficaz do que focar no que está errado.

Recebo queixas de famílias enfrentando muitos desafios sobre como agir quando as crianças desobedecem ou têm comportamentos inadequados. Muitos na tentativa de corrigir, recorrem à atitude de tirar algo que a criança gosta, seja brinquedos, celulares ou algum privilégio. Porém, escuto com frequência, “meu filho não tem jeito, ele já está quase sem nada e ainda está repetindo os mesmos comportamentos errados”.

Por que essa medida de correção pode não ser a mais eficaz?

Quando retiramos coisas da criança que acabou de cometer algum comportamento errado, estamos dando ênfase na punição e não na consequência, ou seja, na lição que pode ser aprendida com o comportamento inadequado.

Essa tentativa de correção, normalmente, tem um efeito temporário. Não se sustenta porque não aborda as razões subjacentes para o comportamento inadequado.

A criança não aprende como resolver o comportamento, e acaba o repetindo no futuro.

Normalmente, quando retiramos algo da criança, agimos pelo impulso da nossa raiva ou desapontamento. Portanto, essa medida acaba não tendo uma relação direta e lógica com o comportamento inadequado do pequeno.

Vamos analisar a seguinte situação: a criança bateu no irmão mais novo e por causa disso ficará sem o brinquedo favorito dela. No primeiro momento, a criança até poderá ficar com remorso pelo que fez porque não gostaria de ficar sem seu brinquedo.

Porém, logo em seguida, essa “atitude corretiva” poderá causar confusão na criança e despertar o desenvolvimento de ressentimento e hostilidade, o que prejudicará o relacionamento entre os cuidadores e crianças, ao invés de aproximá-los. A criança interpretará essa retirada como injusta, o que torna o entendimento das consequências do comportamento mais difícil. O que ficar sem o celular ou o brinquedo favorito ensinará sobre o fato de que a criança não pode bater no irmão?

No caso do exemplo que citei, o que seria mais apropriado para educar a criança seria ensiná-la a pedir desculpas ao irmão, a cuidar do machucado que causou e trabalhar essa relação dos irmãos. Assim, seria ofertado para a criança estratégias de corrigir seu comportamento inadequado.

Algo comum que vejo acontecer é que crianças expostas a muitas punições ficam cada vez mais resistentes, porque, infelizmente, vão se adaptando aos castigos. Alguns chegam no momento extremo em que dizem, “pode tirar o que quiser, eu não ligo”.

O que ocorre nesse processo é que, diante de tantas restrições, o foco da criança não é aprender mais o que estava errado. Com essa medida restritiva, a criança acaba absorvendo a raiva, a injustiça, os sentimentos negativos que ela experiencia, e entra em um embate com o adulto. O foco passa a ser “vencer” o adulto que fez isso com ela.

Porém, quando o adulto corrige, apresentando para a criança a consequência direta do seu comportamento, ela aprenderá como o corrigir e terá ferramentas para agir de outra forma, caso se repita. O adulto nesse processo, não será o punidor, mas sim quem fará acontecer a consequência mais direta, facilitando o processo de aprendizado.

É necessário criarmos uma história lógica para corrigirmos de forma saudável a atitude negativa. A criança tirou nota baixa na prova, então precisa estudar mais. Riscou a parede, precisa limpar a parede. Quebrou os brinquedos, está jogando tudo no chão, “então mamãe vai recolher tudo e você só volta a brincar com eles novamente quando se acalmar”.

Disciplinar é ajudar as crianças a resolver os próprios problemas e se autorregularem emocionalmente. E não fazê-las sofrer ainda mais pelo seu comportamento errado. Por isso devemos focar nas consequências e soluções e não nas punições.

Nesse processo de disciplina é importante também focarmos nos comportamentos adequados das crianças. Elogie e recompense o bom comportamento quando ocorrer. Reforçar o que está certo é, muitas vezes, mais eficaz do que focar no que está errado.

O objetivo é ajudar a criança a desenvolver habilidades para lidar com as situações de forma mais construtiva e a aprender lições valiosas para a vida. Lembre-se que o diálogo, a paciência e o acolhimento são essenciais ao lidar com o comportamento infantil.

 

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora