Fortaleza aposta em Enderson Moreira e deve resistir à pressão para seguir planejamento de 2021

Treinador participa da montagem do elenco para a próxima temporada e tem contrato até o fim do ano

Legenda: Enderson Moreira chegou ao Fortaleza para substituir Marcelo Chamusca no cargo
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

Enderson Moreira segue no Fortaleza para a temporada de 2021. A decisão da diretoria é fundamental para a sequência do planejamento, mas enfrenta riscos e também desagrada a maior parte da torcida. De todo modo, está consumado: o técnico será mantido no trabalho.

No futebol, vale lembrar, nenhuma escolha é simples. Todas envolvem riscos e uma série de outros fatores que podem contribuir para sucesso. Por vezes, a sinergia entra como critério de avaliação: o bom ambiente, modo profissional e afins. Ao torcedor, a cobrança é o resultado.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Os pontos citados norteiam a permanência de um treinador que chegou com contrato até o fim do ano. A análise não é de renovação, mas sequência do fluxo: a cúpula leonina prioriza maior oportunidade de serviço.

Motivos para seguir com Enderson Moreira

  • Tempo para implementar a parte tática
  • Participação da montagem do elenco
  • Início da temporada de 2021 iminente
  • Dificuldade no mercado de técnicos

Desde a contratação, para substituir Marcelo Chamusca, foram nove partidas. Foram três vitórias, um empate e cinco derrotas - aproveitamento de 37,03%. Os dois últimos resultados negativos, goleadas para Palmeiras (3x0) e Bahia (0x4), pesam na memória.

A campanha na Série A, com risco de rebaixamento matemático na última rodada, traz pressão. No entanto, Enderson não é responsável pelo processo todo, assumiu nos capítulos finais. Sem direito a contratação ou tempo de trabalho, acompanhou as limitações técnicas do elenco surgirem.

No meio do caminho ainda foi acometido pela Covid-19. Esteve internado em uma unidade hospitalar, ficando ausente da beira do gramado diante de Atlético-MG e Coritiba. E mesmo com os entraves, implementou uma ideia tática no esquema 4-3-3, um princípio de identidade.

Desempenho do Fortaleza com Enderson Moreira

  • Jogos: 9
  • Vitória: 3
  • Empate: 1
  • Derrota: 5
  • Gols pró: 10
  • Gols contra: 16
  • Aproveitamento: 37,03%

As circunstâncias para o anúncio de um novo técnico são complexas, principalmente com o planejamento adiado pelas indefinições da Série A. Na próxima semana, por exemplo, o Fortaleza estreia na Copa do Nordeste de 2021 contra o CRB, quarta-feira (24), na Arena Castelão.

O elenco não deve receber férias imediatas e há muitas indefinições quanto aos contratos encerrados. Assim, hoje, Enderson participa das movimentações de mercado do clube com indicações de reforços pelo diagnóstico da equipe principal.

Isso ainda deve ser acrescido da dificuldade de conseguir um comandante. As opções são poucas, envolvem novos gastos com multas rescisórias e iriam reiniciar o ciclo, dessa vez sem aviso prévio.

Legenda: Enderson Moreira conquistou três vitórias pelo Fortaleza em nove partidas na Série A
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Os argumentos funcionam para chancelar a escolha. E mesmo que muito embasada, não deixa de ser uma aposta: faz parte do vício do futebol. Certo é que seguir com ou sem Enderson é apenas uma das esferas, a atenção também deve residir nos jogadores.

Logo, o cenário está em aberto e será preciso resistir às pressões imediatas em caso de insucesso. Agora, o o time se depara com o Fluminense, quinta-feira (25), no Maracanã, às 21h30, pela Série A. No próximo mês inicia as disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. 

Em cenário matemático, pode chegar na Sul-Americana se vencer os cariocas e Bahia e Sport não vencerem na rodada. Os baianos encaram o Santos na Arena Fonte Nova, enquanto o Leão da Ilha duela com Athletico-PR na Arena da Baixada - jogos são no mesmo dia e horário do disputado pelo Fortaleza.