As categorias de base do Ceará Sporting Club terão papel importante na temporada de 2023. Após o rebaixamento à Série B, com a readequação financeira, o clube iniciou movimentos internos e definiu um grupo de atletas formados no Vovô para integrar o profissional com aval do técnico paraguaio Gustavo Morínigo.
Dentro da análise dos principais destaques da Cidade Vozão, em Itaitinga, o Diário do Nordeste apurou que seis jogadores serão integrados ao profissional. E mais peças jovens estão mapeadas pela comissão técnica e serão avaliadas após a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Sub-23).
Atletas da base integrados ao profissional em 2023
- GOL - Cristian (20 anos) - contrato até 2023.
- ZAG - Jefferson (19 anos) - contrato até 2024.
- ZAG - David Ricardo (19 anos) - contrato até 2026.
- VOL - Wendell (20 anos)
- MEI - David (18 anos) - contrato até 2025.
- MEI - Caio Rafael (18 anos) - contrato até 2025.
Na análise de característica de jogo e desempenho, o grupo é considerado de grande potencial técnico e com habilidade para se firmar no principal. O goleiro Cristian, por exemplo, estava no Atlético-MG e foi até campeão mundial Sub-17. Já o meia David esteve em convocações da Seleção Brasileira Sub-20 e despertou interesse de gigantes como Flamengo.
Para Morínigo, o uso da base é fundamental no processo de montagem do elenco. Durante o trabalho no Coritiba, entre 2021 e 2022, o profissional foi responsável por integrar jogadores no principal como o atacante Igor Paixão (vendido ao Feyenoord-HOL) e lateral-direito Natanael, tido como promessa.
Assim, tem esse processo como pilar no desenvolvimento do trabalho no Ceará. Na reunião, também elogiou a estrutura e a qualidade dos campos, que podem ser disponibilizados ao profissional. Na despedida do Brasileirão, em goleada por 4 a 1 contra o Juventude, a equipe utilizou 12 jogadores da base.
“Esse desenho da última partida é o que a gente quer, de ter o máximo possível de jogadores identificados com o clube. Acho que já começa a fazer parte desse DNA que a gente vem buscando. A gente quer que, com essa última partida, fique o recado para a temporada".
Grande desempenho
O trabalho desenvolvido na base em 2022 rendeu frutos para além da promoção de atletas ao profissional. Na temporada, a equipe somou três títulos estaduais (Sub-13, Sub-15 e Sub-17) e teve participação de destaque na Copa do Brasil Sub-20, chegando à semifinal e sendo eliminado para o Flamengo - a melhor campanha de um clube cearense na competição nacional.
Trajetória do Ceará na base em 2022
- Copa São Paulo de Futebol Júnior (sub-20): eliminado na 1ª fase do mata-mata
- Campeonato Cearense Sub-13:Campeão (vs Pague Menos)
- Campeonato Cearense Sub-15: Campeão (vs Fortaleza)
- Campeonato Cearense Sub-17: Campeão (vs Fortaleza)
- Campeonato Brasileiro Sub-17: 10° lugar na fase de grupo
- Campeonato Cearense Sub-20: 4° lugar
- Copa do Brasil Sub-20: 4° lugar
- Campeonato Brasileiro Sub-20 - 8º lugar na fase de grupo