Revisão do artigo 29: saiba o que é, quem tem direito e qual o calendário de pagamento
O último lote da Revisão do Artigo 29 será pago após dez anos de espera por parte dos beneficiários
Cerca de 10,4 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão, a partir de 2 de maio, os atrasados que reparam o erro cometido pela instituição entre os anos de 2002 e 2009.
Conhecida também como revisão dos auxílios, o último lote da Revisão do Artigo 29 será pago após dez anos de espera por parte dos beneficiários. Confira abaixo o que é, quem tem direito e qual o calendário de pagamento do benefício.
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O que é a revisão do artigo 29?
Entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009, o INSS errou ao pagar benefícios por incapacidade, incluindo a aposentadoria por invalidez. Em 2012, após ação na Justiça, o órgão aceitou fechar um acordo e pagar os valores devidos.
O erro aconteceu quando o instituto deixou de descartar os 20% menores salários ao fazer o cálculo da média salarial, resultando em uma renda previdenciária menor. O correto era considerar os 80% maiores pagamentos, no entanto o INSS fez o cálculo incluindo todos os salários, o que diminuiu o benefício.
Agora, o pagamento será feito conforme o calendário da competência de abril, nas mesmas datas em que o depósito ocorre para quem recebe acima do salário mínimo.
Quem tem direito?
Os valores serão liberados para os segurados que, em 2012:
- Tinham até 45 anos no mês de abril;
- Já não recebiam mais o benefício calculado com erro;
- Tinham direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01;
- Herdeiros desses segurados também têm direito.
Qual o calendário de pagamento?
O pagamento segue o número final do benefício.
- 1 e 6: 02/maio
- 2 e 7: 03/maio
- 3 e 8: 04/maio
- 4 e 9: 05/maio
- 5 e 0: 06/maio
Como consultar o recebimento do valor?
O segurado pode fazer a consulta na internet ou por telefone. A checagem é realizada no aplicativo ou site Meu INSS ou pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS recomenda que as consultas sejam realizadas a partir de abril.
Veja o passo a passo:
- Acesse a página inicial do Meu INSS, seja no site ou aplicativo;
- Informe o CPF e a senha do portal Gov.br.;
- Na página seguinte, vá na barra superior azul, onde está escrito "Do que você precisa?", e digite a palavra revisão;
- Aparecerá a opção "Revisão de Benefício - artigo 29";
- É preciso clicar sobre o texto e, na página seguinte, acessar "Consultar Revisão de Benefício - Art. 29º";
- Se tiver dinheiro a receber, essa informação aparecerá.
- Caso não tenha valores, a mensagem será de que a "Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão".
Quando começaram os pagamentos?
A revisão começou a ser paga em 2013, automaricamente, abrangendo quem tinha direito sem que fosse preciso fazer o pedido administrativo ao INSS.
No entanto, houve erros e quem julgava ter direito, não entrou no calendário de pagamentos.
Houve ainda casos de segurados que estavam na lista, receberam a carta informando que teriam o dinheiro, mas não foram pagos.
Quem ficou de fora da revisão?
O INSS deixou de fora um grupo de segurados:
- que já tinha sido revisados administrativamente ou na Justiça;
- concedidos no período da medida provisória 242, com data de início de benefício em 28/03/2005 e data do despacho do benefício em 03/07/2005;
- concedidos até o dia 17/04/2002, quando houve a decadência do direito, já que a ação civil pública é de 2012;
- concedidos dentro do período de seleção, mas que eram resultantes de benefícios alcançados pela decadência;
- concedidos no período compreendido no acordo, mas eram precedidos de benefícios com início anterior a 29/11/1999.