Receita Federal alerta para golpes relacionados à regularização do CPF

Mensagens enviadas por criminosos levam contribuintes a pagarem uma taxa inexistente

Escrito por Redação,

Negócios
Receita Federal
Legenda: Receita alerta sobre novo golpe relacionado à regularização do CPF
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal alerta para uma mensagem falsa que está sendo enviada como tentativa de golpe em uma suposta regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). 

Segundo o órgão, vários contribuintes, independentemente de sua situação cadastral, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão em situação irregular junto à Receita. As mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF.

“A forma de abordar as pessoas, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como "Receita" e utilizando o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional, leva a acreditarem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso”, disse a Receita.

Alguns contribuintes compareceram ao atendimento da Receita Federal após pagarem o valor de R$ 275,00 e descobriram que não havia nada a ser regularizado.

Regularização gratuita

A Receita Federal esclarece, ainda, que a regularização do CPF é realizada de forma gratuita pelo site oficial e que os alertas enviados não possuem link de acesso.

Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção "Meu CPF", em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema.