Imposto de Renda 2021: os principais erros que podem levar à malha fina

Esquecer de colocar um dos rendimentos ou errar os dígitos na declaração são os erros mais comuns que levam à malha fina

Escrito por Redação ,
Aplicativo Imposto de Renda
Foto: Fabiane de Paula

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 começa a ser recebida em breve e os contribuintes devem tomar certos cuidados para não cair na malha fina. Por isso, o auditor fiscal da Receita Federal, Osvaldo Carvalho, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-CE, Augusta Barbosa, dão dicas para evitar erros e inconsistências durante o preenchimento da declaração.

Veja também

O que é malha fina?

Malha fina é uma forma de auditoria que a Receita Federal faz com as declarações de Imposto de Renda. A contadora Augusta Barbosa explica que quando é apontada uma inconsistência na declaração, os dados são retidos pela Receita Federal até que todos os erros sejam encontrados e corrigidos.  

Principais erros na declaração do Imposto de Renda

Omissão de informações

Esquecer de colocar um dos rendimentos, no caso de quem tem mais de um emprego. Os campos da declaração do Imposto de Renda precisam ser preenchidos com exatidão no que se refere aos valores presentes nos informes. 

Gastos com saúde

Lançar despesa na declaração na qual o contribuinte não tem recibo ou não existiu é um erro grave e facilmente detectado. Isso porque, segundo o auditor fiscal, Osvaldo Carvalho, a área médica também é obrigada a passar as informações de atendimento para que posteriormente sejam checadas.  

Inquilino não declarar valores

Não é apenas o proprietário do imóvel alugado que precisa enviar a declaração notificando a renda recebida, o inquilino também deve declarar todos os aluguéis pagos. 

Compra e venda de bens 

Caso o contribuinte tenha comprado e/ou vendido um determinado bem naquele ano, a movimentação deve ser mencionada na declaração do Imposto de Renda. 

Dependente em mais de uma declaração 

Atualmente a Receita aceita apenas um CPF por declaração, sendo assim somente um dos cônjuges pode colocar o filho como dependente. É importante lembrar que a situação é diferente quando há mais de um filho, pois isso permite a divisão destes entre as respectivas declarações dos pais. 

Variação patrimonial

O aumento no patrimônio precisa ser compatível com a renda descrita. Por isso, na situação dos contribuintes que ganharam um carro novo, ou ainda aqueles que receberam alguma ajuda financeira dos pais, deve informar os respectivos valores como doações. 

Valores incorretos

Os erros de digitação são bastante comuns entre os contribuintes retidos na malha fina. Dessa forma, o auditor fiscal, Osvaldo Carvalho, afirma que errar o número do CPF ou CNPJ, ou até mesmo digitar um número a mais em alguma das despesas apresentadas, são fatores que podem resultar em sérios problemas. 

O que acontece se eu parar na malha fina?

Segundo a vice-presidente do CRCCE, Augusta Barbosa, quando uma declaração é retida em malha e for detectado que tem imposto suplementar a pagar além da obrigação de recolher a diferença, ainda haverá a aplicação de multa.

Se o contribuinte não corrigir alguma inconsistência encontrada na sua declaração antes da notificação da Receita Federal, a multa para quem cai na malha fina pode ser de 75% do imposto devido. Se corrigir antes da notificação, a multa é de 20% do imposto devido. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados