Camilo se reúne com Fiec e Governo Federal para discutir alternativas para fábrica da Troller

A Ford anunciou na última segunda-feira (11) o encerramento de todas as atividades fabris no Brasil neste ano

Escrito por Redação ,
Foto: Thiago Gadelha

O governador Camilo Santana se reuniu, nesta quarta-feira (13), com representantes do Governo Federal e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para discutir alternativas para evitar o fechamento da fábrica da Troller no Ceará.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; e o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Maia Júnior.

Veja também

Ontem (12), Maia Júnior destacou que o cenário é difícil para o setor, mas que a unidade cearense tem uma vantagem em relação às outras unidades da empresa no Brasil por ser a única a continuar operando até o fim do ano.

"O Governo do Estado vai procurar uma saída para a Ford com a chegada de um investidor, apesar do difícil momento", garantiu o secretário.

O secretário de desenvolvimento econômico do Estado também afirmou que Governo deverá fazer "todos os esforços" para atrair compradores da fábrica da Troller em Horizonte. "Tivemos a reunião porque o Governo Federal tomou a iniciativa de participar de um esforço conjunto, e governador Camilo já tinha criado um grupo de trabalho, formado de Sedet e Secretaria da Fazenda, que aliamos à Fiec. Hoje ganhamos o reforço do Governo Federal. Vamos fazer todos os esforços para encontrar as soluções", disse Maia.

Expectativas

Os operários da fábrica em Horizonte vivem um clima misto entre a incerteza sobre o fim das operações da unidade e esperança de que a planta seja vendida. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (Sindimetal), Nilton Pereira, diretores nacionais da montadora informaram que estão buscando compradores para a unidade.

"Teve um gerente aqui que nos passou que a partir de 'tal dia' íamos paralisar tudo, menos aqui. Ficou combinado que Horizonte vai operar até dezembro, e nesse período (até lá) eles devem anunciar a venda. Estamos torcendo para que isso aconteça para que os empregos sejam mantidos", contou.

A Ford anunciou na última segunda-feira (11) o encerramento de todas as atividades fabris no Brasil neste ano. Entre as unidades afetadas está a fábrica de Horizonte, no Ceará, que conta com produção da Troller. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados