Sebrae/CE reconhece 155 empresas por excelência em atendimento

Estabelecimentos dos setores de hospedagem, alimentação e eventos receberam ontem o Selo de Qualidade Sebrae no evento Rotas do Ceará. Do total de empresas reconhecidas, maior parte fica no interior do Estado

Escrito por

Com participação cada vez maior de empresas do interior, o Sebrae/CE entregou, na manhã de ontem (12), o Selo de Qualidade Sebrae para 155 empresas do setor de hospedagem, alimentação e eventos, das quais 98 fora da Região Metropolitana. A certificação, criada em 1996, é concedida a empresas que se destacam pela excelência no atendimento e na prestação de serviços ao longo do ano. A cerimônia foi realizada no evento Rotas do Ceará, projeto do Diário do Nordeste com apoio do Governo do Estado e parceria do Sebrae/CE.

"Neste ano tivemos uma ampla interiorização, expandindo o conceito de qualidade nos municípios que fazem parte das rotas turísticas", destacou Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE. "Isso é muito importante porque nós estamos descentralizando o setor, antes concentrado na Região Metropolitana, para polos do interior".

O Sebrae destaca que o Selo tem o objetivo de estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados pelas empresas do ramo, além de orientar e capacitar empreendedores. O gerente geral de Comercialização do Sistema Verdes Mares, Rafael Rodrigues, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento do turismo no Estado. "Foi uma visão do Sistema Verdes Mares, há 20 anos, de entender que o turismo seria um grande alavancador da economia do Estado, e o saldo é muito positivo".

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Eliseu Barros, destaca a contribuição do selo para a melhoria da qualificação do setor hoteleiro no Estado. "As empresas que são submetidas a essa avaliação precisam atingir metas, melhorando a qualificação da mão de obra e dos serviços de atendimento, o que é muito importante para a cadeia produtiva do turismo".

Para Patrick Alex, diretor da CSI Locações, que recebeu o Selo Ouro, a certificação do Sebrae agrega valor à marca da empresa. "Essa é a primeira vez que a gente participa, e o selo é muito importante porque respalda a qualidade do serviço prestado. Isso mostra que a gente está no caminho certo". A CSI atua no segmento de locação de equipamentos de audiovisual e tecnologia da informação.

Agraciados

Ao todo, 206 empresas se inscreveram na edição deste ano, que avaliou 200 critérios. Das 155 que conseguiram obter o selo, 109 conquistaram Selo Ouro, 23 receberam o Selo Prata e outras 23 ganharam o Selo Bronze. Das empresas premiadas, 58 são de Fortaleza, 20 do Cariri, 16 da Região Norte do Estado e 13 da Região da Ibiapaba.

Já na área de atuação do Sebrae dos Escritórios Regionais Metropolitano e Sertão Central, dez empresas foram certificadas em cada um deles. O Litoral Leste teve nove empresas reconhecidas, o Regional do Maciço de Baturité teve seis, o Regional Jaguaribe, quatro, e os regionais Sertão de Crateús, Centro Sul e Itapipoca, três cada um.