PicPay vai cobrar tarifa de 'contas inativas' a partir de julho

A empresa informou que essa é uma prática comum no mercado

O PicPay deve começar a cobrar uma tarifa de contas inativas em 10 dias. A informação consta na página de suporte do banco digital e terá o valor de R$ 10 reais como "tarifa de inatividade". Segundo a empresa, a cobrança é uma prática comum no mercado. 

A empresa classifica conta inativa aquela sem "qualquer movimentação financeira ou acesso do cliente ao app pelo período de 360 dias". A cobrança será feita pelo período máximo de 12 meses e caso não ocorra movimentação da conta, a cobrança da tarifa será interrompida. 

Ao site Canaltech, a empresa esclareceu que a medida está contemplada nos termos de uso da plataforma. "Trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentação. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente", dizia a nota.

No Brasil, tramita na Câmara o PL 772/2023, de autoria do deputado federal Gerlen Diniz (PP-AC), que propõe que os bancos notifiquem os clientes após 60 dias de inatividade. Caso não haja resposta em até 30 dias, o projeto estabelece que a conta seja encerrada sem perda ao cliente.