Obras do Anel Viário de Fortaleza voltam no começo de agosto com novo investimento de R$ 97 milhões

Retomada ocorre após novo convênio de R$ 97 milhões ser firmado por meio de negociações do Governo do Estado com o Governo Federal nestas últimas semanas

As obras do Anel Viário de Fortaleza serão retomadas no começo de agosto, segundo anunciou o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT), nesta quarta-feira (17). Foram investidos R$ 97 milhões em recursos do Estado e da União para o restabelecimento dos trabalhos. 

Em live semanal, Elmano informou que alinhou o retorno após diálogo com o Governo Federal. Ele negociou com o Ministério dos Transportes para que os recursos fosse repassado ao Ministério das Cidades para que fosse feito um convênio. 

"O objetivo é de que os trabalhos sejam realizados com intensidade e planejamento para, enfim, concluirmos essa obra tão importante e decisiva para o desenvolvimento da nossa economia", pontuou o chefe do Executivo Estadual. 

O Anel Viário interliga as principais rodovias estaduais e federais de chegada e partida da Capital cearense, além de ser um corredor de transporte de mercadorias. 

"Posso te garantir que no comecinho de agosto a obra do Anel Viário é retomada para que a gente possa, assim, começar agora a ter um planejamento para, enfim, nós concluirmos a obra [...] que eu considero muito importante, decisiva para a nossa economia. Porque ali muita gente utiliza, eu mesmo utilizo muito, e eu quero que a gente possa sim superar as dificuldades que temos naquela área", disse Elmano. 

14 anos de obras

Neste ano, completam-se 14 anos do início das obras de duplicação do 4º Anel Viário. As intervenções começaram em 2010  Foi prometido uma pista duplo em concreto, em um pavimento mais resistente para suportar o peso de caminhões pesados que passam diariamente pela via.

As obras, que eram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), passaram ao Governo do Ceará em 2022.

Histórico do Anel Viário

  • Março de 2010 — Assinatura do contrato para o início das obras. O consórcio Queiroz Galvão/EIT foi o vencedor da licitação, estimada em R$ 188,9 milhões, e com previsão inicial de término em 2012; 
  • Junho de 2011 — Empresas do primeiro e segundo lugares da licitação já haviam desistido da obra; 
  • Janeiro de 2012 — Governo estadual assume obras após atrasos. Prazo para conclusão é adiado para 2013; 
  • Novembro de 2015 — Governo estadual adia novamente prazo de entrega para dezembro de 2016; 
  • Dezembro de 2015 — Consórcio rescinde contrato e obra fica paralisada; 
  • Março de 2017 — Governo retomada processo de relicitação da duplicação da rodovia; 
  • Junho de 2017 — Retomada das obras com as empresas Torc Terraplenagem Obras Rodoviárias e Construções LTDA/ Via Engenharia S.A. (Torc-Via);
  • Março de 2019 — Obras do Anel Viário ficam paralisadas por contas das fortes chuvas; 
  • Julho de 2019 — Trabalhadores retomam as obras do projeto após período de chuvas;  
  • Dezembro de 2019 — Souza Reis pede recuperação judicial e ritmo das obras diminuem; 
  • Janeiro de 2020 — SOP pede inclusão de quarta empresa no consórcio / PGE aprova inclusão;
  • Junho de 2022 — Anel Viário passa a ser de responsabilidade do Estado;
  • Julho de 2022 — Empresas interessadas na conclusão das obras apresentam valor muito abaixo do mercado e não são aprovadas pela SOP. Edital fracassa;
  • Dezembro de 2023 — Governo do Ceará assina convênio com o Governo Federal para liberação de recursos para conclusão das obras;
  • Abril de 2024 — Novo edital de licitação para as obras do 4º Anel Viário é aberto pela SOP;
  • Julho de 2024 — Edital de licitação para as obras entra em fase de homologação do consórcio vencedor junto à SOP.