Monsenhor Tabosa, uma avenida que cabe em um site

Por meio de um portal que congregará as lojas do corredor de compras, os produtos ganharão visibilidade no mundo

Corredor quilométrico, cercado de comércios e pertinho da praia, a Avenida Monsenhor Tabosa é passagem obrigatória em Fortaleza para turistas que não abrem mão de compras em suas viagens. O local, que conta com aproximadamente 400 estabelecimentos varejistas, é grande demais para ficar só na Praia de Iracema. Por meio de um portal que congregará as lojas lá presentes, os produtos vendidos na avenida ganharão visibilidade a partir de qualquer lugar do planeta.

O projeto da avenida online, que vem sendo planejado desde janeiro, será apresentado no próximo dia 3 de outubro. Já no aeroporto, quando desembarcar em Fortaleza, o turista vai ter um aplicativo disponível para baixar FOTO: TUNO VIEIRA

A ideia surgiu de madrugada, conta Raul Busgaib, consultor do Sebrae-CE e diretor comercial da WE Brasil Tecnologia e Sistemas (http://www.webrasil.com.br/). "De repente, eu acordo e tenho uma ideia. Aí anoto e no dia seguinte já tento levar adiante", brinca. O arrojado projeto, como classifica Busgaib, é um sistema de redes para os associados à Almont (Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa), que vem com o objetivo de incrementar e modernizar a imagem do varejo do corredor de vendas na internet.

Segundo explica o desenvolvedor, cada loja manterá seu respectivo site, mas o novo sistema, de modo automático, irá convergir tudo que é atualizado para o portal da avenida. "Digamos que uma loja trabalhe com calçados. Quando ela postar na sua página algum novo sapato, com a descrição de cores, tamanhos e preço, de imediato, o conteúdo vai para o portal", ilustra. A sistemática, lembra, partiu do pensamento de que "não adianta você ter um site qualquer. Tinha de haver uma forma de fazer o desenvolvimento de todo mundo, mantendo a individualidade dos lojistas", destaca. O projeto, que vem sendo planejado desde janeiro, não se limita a isso. "Já no aeroporto, quando desembarcar em Fortaleza, o turista vai ter um aplicativo disponível para baixar. A ferramenta vai dizer a ele caminhos para chegar à Monsenhor Tabosa de onde ele estiver, opções de hotel na região e outras informações relevantes", enumera. No próximo dia 3 de outubro, o Sebrae e a Almont deverão apresentar, em evento oficial, mais detalhes sobre a tecnologia que fortalecerá o potencial varejista da avenida.

Ferramenta permite criar loja virtual e compartilhar

Em iniciativa inédita, a rede de lojas Magazine Luiza criou, no ano passado, o Magazine Você, ferramenta online por meio da qual o internauta pode montar uma loja com produtos de sua escolha e recomendá-los para seus amigos, nas suas redes sociais. Quando a venda é realizada, o participante recebe uma comissão (de 2,5% a 4,5%) pelos itens que comercializou.

Assim como o bom e velho ´boca a boca´, esse tipo de comércio eletrônico é baseado em recomendações, que, segundo especialistas, viraram importante quesito na hora de comprar, principalmente nos sites de relacionamento, em que as pessoas percebem e levam em conta tudo que os outros dizem.

Aberto para o público desde fevereiro deste ano, o Magazine Você já conta com mais de 33 mil lojas no Brasil. "É uma nova forma de venda direta, transformamos a tradicional venda de porta a porta no clique a clique", afirma Frederico Trajano, diretor de Marketing e Vendas da empresa.

O canal permite que o vendedor personalize sua loja, podendo chamá-la, por exemplo, de Magazine João. Os internautas que tiverem mais influência entre seus amigos e seguidores nas redes sociais tendem a lucrar mais. Para se cadastrar, basta acessar a página da ferramenta (http://www.magazinevoce.com.br/) e informar CPF e dados bancários para receber a comissão e iniciar a criação da loja.

VICTOR XIMENES