Cerca de R$ 7,08 bilhões de valores a receber ainda não foram sacados no sistema financeiro, divulgou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira (7). De acordo com a instituição, foram devolvidos R$ 3,93 bilhões, de um total de R$ 11,01 bilhões colocados à disposição pelos bancos, o que representa apenas 35,93% do total de beneficiários.
O BC informou que a maioria das pessoas e empresas que ainda não fizeram o saque têm direito a pequenas quantias. Os valores a receber de até R$ 10 concentram 62,68% dos beneficiários. Os valores entre R$ 10,01 e R$ 100 correspondem a 25,24% dos correntistas. As quantias entre R$ 100,01 e R$ 1 mil representam 10,31% dos clientes. Só 1,78% tem direito a receber mais de R$ 1 mil.
Veja detalhes
- acima de R$ 1.000,01: 787.398 beneficiários;
- entre R$ 100,01 e R$ 1.000,00: 4.557.428 beneficiários;
- entre R$ 10,01 e R$ 100,00: 11.158.001 beneficiários;
- entre R$ 0,00 e R$ 10,00: 27.712.747 beneficiários.
VEJA PASSO A PASSO PARA CONSULTAR E SACAR O 'DINHEIRO ESQUECIDO'
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br, do Banco Central;
- Use o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
- Se sim, guarde a data que o sistema vai informar;
- Quando não existe login no Gov.br, é possível fazer cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store);
- É necessário um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar a transferência;
- Caso perca a data de resgate, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar nova data para retorno.
CUIDADOS COM GOLPES
Todos os serviços do 'Valores a Receber' são gratuitos e o BC não envia links para tratar sobre valores ou confirmar dados pessoais.
No meio dos cuidados, o sistema também alerta que não é recomendado fornecer senhas e apenas a instituição mostrada no 'Valores a Receber' é que pode contatar o cidadão em questão.