O município de Jijoca de Jericoacoara alcançou o topo do ranking do turismo nacional, segundo a nova categorização do Ministério do Turismo, divulgada na quarta-feira, 31 de janeiro.
O novo levantamento identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, do número de estabelecimentos formais de hospedagem e aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que Jericoacoara, um dos principais cartões postais do país, subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A.
Conhecido mundialmente pela beleza das praias, dunas, lagoas e manguezais na costa cearense, o destino oferece opções de hospedagem desde albergues e campings para mochileiros até hotéis de luxo.
Aeroporto
Em junho de 2017, a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no estado. Com capacidade inicial para receber três voos diários e até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto recebe voos regulares e fretados.
O Estado do Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiros classificados da seguinte maneira: A (2), B (6), C (20), D (43) e E (3).
“A melhoria da classificação de destinos tão expressivos como Jericoacora mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.