O boleto para o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores (IPVA) deste ano já está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). O contribuinte já pode consultar a tabela de valores do IPVA 2019, além de onde e como pagar o IPVA 2019.
Essa é a única forma de realizar o pagamento do tributo, uma vez que os boletos não serão enviados pelos Correios.
Desconto para cota única
O proprietário de veículo que pagar o imposto em cota única até o dia 31 de janeiro terá redução de 5% no valor do boleto. Os que optarem por parcelar o tributo devem pagar a primeira parcela até o dia 8 de fevereiro, sem o desconto e sem acréscimos moratórios. É possível pagar à vista ou em até cinco parcelas mensais.
O valor mínimo do imposto a ser parcelado será de R$ 100,00.
A alíquota do IPVA dos veículos tipos ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos de até 125cc fica reduzida em 50% (cinquenta por cento), se não existir infração de trânsito, no ano de 2018, no prontuário do veículo junto ao órgão de trânsito.
Principais dúvidas
Como pagar IPVA atrasado?
O contribuinte cearense deve entrar em contato com setores responsáveis pelo imposto e negociar o pagamento da dívida.
O que acontece se eu atrasar o IPVA?
O cearense que não pagar o imposto poderá pagar multa e até entrar na dívida ativa do Estado. Entenda.
Para que serve o IPVA?
Os recursos no Ceará não devem se restringir mais ao desenvolvimento do transporte, como podem ser utilizados em outros setores. Saiba quais.
Se o IPVA estiver atrasado, o veículo pode ser apreendido?
O Detran Ceará afirma que o atraso no IPVA não é motivo para apreensão do veículo, mas a Polícia Federal pode entender a situação de outra forma.