Intenção de compra cresce em Fortaleza 3,8 pontos percentuais no mês

Apesar do crescimento na intenção de compra, confiança do consumidor ficou estável em setembro

Impulsionada pelos consumidores com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos, a taxa que mede a pretensão de compra em Fortaleza passou de 35% em agosto para 38,8% em setembro, avanço de 3,8 pontos percentuais. Os dados foram divulgados hoje (16) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

Entre os três estratos salariais pesquisados, o grupo com renda familiar inferior a cinco salários mínimos foi o que apresentou aumento na intenção de compra, que passou de 32,1% em agosto para 37,6% em setembro.

Entre os que ganham de cinco a dez salários mínimos, a intenção de compra caiu de 49,5% em agosto para 47,9% em setembro. Entre os que ganham acima de dez salários mínimos, a queda foi ainda maior: passou de 44% em agosto para 36,1% em setembro.

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, o valor médio das compras é estimado em R$ 595,91 e 62,4% dos que pretendem comprar em setembro estão dispostos a gastar mais de R$ 1 mil. Os móveis são os itens mais desejados pelo consumidor de Fortaleza (16,3%), seguidos pela televisão (13,2%); itens de vestuário (12,5%) e geladeira (12%).

Confiança do consumidor

Apesar do crescimento na intenção de compra do fortalezense, o índice que mede a confiança do consumidor ficou estável com leve decréscimo de 0,6 pontos. O indicador passou de 110,8 pontos em agosto para 110,2 pontos em setembro. De acordo com a Fecomércio-CE, "a manutenção na casa dos 110 pontos freia a tendência de alta no índice de confiança do consumidor desde de abril (menor índice do ano)".

O índice que mede a confiança foi maior entre os entrevistados do sexo masculino (110,4 pontos) e também foi mais expressiva entre os consumidores com idade entre 18 e 24 anos (111,7 pontos). Considerando a escolaridade, a faixa com ensino superior é a mais confiante (109 pontos).