Governo do RN desqualifica Ceará

Os estados que almejam receber o centro de conexões aeroportuário (hub) da TAM, têm se articulado para atrair o empreendimento. Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco estão na disputa e buscam apoio tanto político quanto empresarial para seduzir a empresa de aviação. Na última ação, lançada ontem, o Governo do Rio Grande do Norte publicou vídeo enaltecendo o que chamou de "15 motivos para o RN ser escolhido". Entre os argumentos, desqualificou, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Ceará e de Pernambuco.

> Prazo para concessão não será prorrogado

O vídeo, publicado originalmente no site do governo potiguar, tem mais de nove minutos e apresenta dados e imagens de Natal e região metropolitana. Também são citados como supostas vantagens a quantidade de leitos, o volume de turistas naquele Estado por ano, a posição geográfica, capacitação de mão de obra, ZPE de Macaíba, refinaria de querosene de aviação, incentivos fiscais, Aeroporto Internacional de Natal, aeroporto projetado para ser hub e aeroporto não compartilhado.

Confira o vídeo divulgado pelo Governo do Rio Grande do Norte:

Articulação

No Ceará, várias reuniões têm sido realizadas para apoiar a vinda do hub da TAM para Fortaleza. Na última segunda-feira (6), o governador Camilo Santana recebeu no Palácio da Abolição o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, além de secretários municipais e estaduais. No encontro, foram debatidas estratégias para englobar as três frentes em prol da união em torno do hub.

Na tarde de ontem, artistas cearenses fizeram a entrega de um miniavião, feito de fibra de vidro, ao prefeito de Fortaleza, no Paço Municipal. A ideia do grupo é distribuir os modelos pelas Regionais da cidade de forma a integrar a população com o desejo de receber o empreendimento da TAM.

Em campanha publicitária, representantes de diversos segmentos comerciais e industriais, dão seu apoio à instalação do equipamento da empresa aérea. No último dia 3, a Secretaria do Turismo (Setur) lançou a campanha virtual #TamosJuntos, na rede social Facebook, para envolver os cearenses na conquista do equipamento.

Na terça-feira (7), a bancada cearense no Congresso Nacional esteve reunida com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para buscar assegurar o compromisso do governo federal com a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, o que colocaria o Ceará na dianteira pela disputa do empreendimento.

Já na quarta-feira (16), está prevista uma reunião entre o vice-presidente Michel Temer, o ministro da aviação, e a presidente da TAM, Cláudia Sender, junto à bancada cearense no Congresso Nacional. A pauta será fazer adaptações no projeto de concessão do Aeroporto Pinto Martins para incluir o hub.