A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) entrega nesta quarta-feira (21) o primeiro selo ESG-Fiec a uma indústria cearense. A empresa em questão é a Vulcabras, que alcançou classificação máxima em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
A entrega do selo será feita pelo presidente da Fiec e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.
Transparência e credibilidade
“O Selo ESG-Fiec tem como diretrizes as boas práticas da cultura ESG já consagradas mundialmente, de modo que o mercado e a sociedade conhecerão a conduta das empresas. Isso consagra a transparência, a credibilidade e a confiança necessária para que uma organização seja de fato vista como uma empresa que presa pelo meio ambiente e pela qualidade de vida das pessoas e não apenas pelos resultados econômicos financeiros", diz Ricardo Cavalcante.
Para ele, a comenda reconhece a empresa pelos esforços prestados em promover uma organização "em sintonia com as necessidades da sociedade e um mundo empresarial mais alinhado com uma indústria moderna".
O Programa de Certificação ESG-Fiec foi lançado em abril deste ano e tem como objetivo fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses. O selo também guia as empresas cearenses rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais.
Para receber o selo, a empresa teve que passar por um processo de auditoria de terceira parte, que foi realizada pela Bureau Veritas, um dos maiores organismos de certificação do mundo.
"A certificação ESG-FIEC, que tem como auditor a Bureau Veritas, é muito mais do que uma acreditação das práticas realizadas por uma empresa, é uma forma de potencializar os resultados financeiros, melhorando sua imagem diante do seu público, dentre eles: investidor, colaborador e consumidor. Buscando elevar seu grau das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a Vulcabras acaba de ingressar em um grupo seleto de organizações que fazem a diferença e que contribuem, de fato, para um mundo mais sustentável", ressalta Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG-Fiec.