De artigos decorativos a calçados: veja os itens mais desejados pelos consumidores fortalezenses

Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza cresceu em relação ao último bimestre de 2021

Com maior confiança neste ano pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, os consumidores fortalezenses têm taxa de pretensão de compras de 32,2% no atual bimestre. A demanda é concentrada em bens de consumo duráveis, de acordo com a pesquisa Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), da Federação do Comércio. 

Entre os itens mais desejados pelos fortalezenses estão móveis e artigos de decoração, televisores, calçados e computadores e notebook. 

Veja a lista completa

  1. Móveis e artigos de decoração, citados por 15,4% dos entrevistados;
  2. Televisores (14,6%);
  3. Artigos de vestuário (13,5%);
  4. Geladeiras e refrigeradores (12,5%);
  5. Máquina de lavar roupa (10,8%);
  6. Aparelhos de telefonia celular e smartphones (10,5%);
  7. Calçados (8,8%); e
  8. Computadores e notebook (7,0%).

O valor médio das compras é estimado em R$ 618,64. Aqueles que mais querem comprar são do sexo masculino (32,5%), na faixa etária de 18 a 24 anos (34,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (46,6%). 

Queda em comparação a 2021

Apesar disso, a taxa de pretensão apresentou queda de 13,9 pontos percentuais em comparação com último bimestre de 2021, quando o valor foi de 46,1%. 

Comparado com o mesmo período (janeiro/fevereiro) do ano passado, a queda foi de -13,6 pontos percentuais. 

Índice de confiança 

De maneira geral, contudo, o Índice de Confiança do Consumidor está maior, com um crescimento de 5,5% em relação ao período de novembro/dezembro, e chegou a 106,1 pontos, o que pode resultar em aumento das compras neste início de ano. 

"Agora, a despeito da nova onda, a ampla cobertura vacinal e a expectativa de retomada econômica trazem melhores perspectivas, com incremento do Índice de Situação Presente (ISP) de +11,5%, passando de 78,6 pontos no final do ano para 87,6 pontos no período janeiro/fevereiro", aponta a pesquisa. 

Além disso, o estudo também mostra que 55,1% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. 

Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 78,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.