A partir da desta segunda-feira (14), o Banco Central volta a liberar para os brasileiros a possibilidade de consultar o saldo de dinheiro “esquecido” em bancos. Esse sistema foi liberado no último dia 24 de janeiro, mas devido ao grande volume de acesso, acabou sendo suspenso.
De acordo com o Banco Central, os valores serão devolvidos a partir de 7 de março por meio do Pix. Caso outro método de transferência seja solicitado pelo cidadão, a instituição financeira irá entrar em contato.
Veja como consultar o dinheiro esquecido:
- Acesse https://valoresareceber.bcb.gov.br;
- Na página virtual, informou seu CPF ou o CNPJ de sua empresa;
- O sistema irá informar uma data para que o cidadão faça a consulta;
- Na data informada, acesso novamente o mesmo sistema;
- Após o acesso, consulte o valor disponível e solicite a transferência.
Os valores são oriundos de contas encerradas com saldo disponível, tarifas de operações de crédito cobradas indevidamente, recursos de consórcio encerrados, entre outros motivos.
Montante
A estimativa do Banco Central é de que sejam devolvidos R$ 8 milhões para cerca de 28 milhões de pessoas.
Neste primeiro momento, o cidadão terá acesso apenas à data de consulta. Somente no dia informado será possível solicitar a transferências dos recursos.
Após o pedido, os bancos terão até 12 dias para realizar a movimentação financeira indicada pelo cliente.
Cuidado com golpes
O Banco Central alertou para o risco de fraudes utilizando o nome do Sistema Valores a Receber (SVR). Veja como evitar cair em golpes:
- O BC não entra em contato com os cidadãos;
- Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022;
- A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.
Telegram
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste