Com estratégia digital, Diário do Nordeste busca liderança no Nordeste

Leitor do jornal terá novos conteúdos produzidos de forma muito mais ágil e otimizada a partir da transição para o mundo digital, explica o diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares, Erick Picanço

Com novas estratégias focadas no mercado digital, o Diário do Nordeste busca se consolidar como o principal veículo de notícias no Nordeste nos próximos cinco anos. A perspectiva foi apresentada pelo diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares, Erick Picanço, que explicou como a tecnologia deverá ser usada para entregar o conteúdo ao leitor de forma direcionada e ágil, garantindo que a informação de interesse de cada um possa chegar aonde precisa através dos mais variados produtos disponibilizados por todas as plataformas.  

“A nossa estratégia se divide em duas grandes frentes. Uma delas a gente chama de audiência massiva, que são as notícias do cotidiano, a cobertura do que acontece no dia a dia; uma área que está sendo comandada por uma equipe que tem grande conhecimento técnico. Com o tempo, essa estratégia, se você for um assinante e tiver login e senha, ela vai direcionando o conteúdo de acordo com a sua capacidade de geração de clique. Quanto mais você gosta daquele assunto, mais o jornal vai entregar para você o seu gosto direto”, disse Picanço. 

“É essa base que a gente vai sempre estar utilizando. Com o modelo de métricas para a leitura, vamos ver se o leitor está gostando ou está querendo entender mais sobre a situação da educação no Estado, por exemplo. Se estiver, vamos alimentar esse processo”, completou. 

O diretor comercial do SVM ainda comentou que essa diversificação de conteúdos entregues ao leitor será feita através de várias plataformas digitais focadas em garantir a melhor linguagem para cada tipo de informação ou assunto. Picanço destacou que a empresa já conta com um planejamento anual para entregar novos produtos especializados ao leitor.

Novos formatos  

Estes novos projetos, que deverão ser lançados a cada 40 dias, estarão focados nos assuntos mais relevantes no momento dentro dos cenários local, regional e nacional, passando pelas esferas da política, economia e esportes, por exemplo.  

“O site vai ter uma mudança metodológica de layout na parte gráfica, e aos poucos também ele (leitor) vai ganhando novas formas de ler e consumir o nosso conteúdo, porque nós vamos aumentar a quantidade de vídeos e podcasts também”, destacou Picanço.  

“A gente entende que a informação chega das mais diversas maneiras para as pessoas. Então, essa multiplataforma vai ser entregue para que o leitor possa ver no celular, na TV, no YouTube, enfim. Não vai faltar informação no Diário do Nordeste”.  

O diretor comercial também ressaltou que as novas estratégias do Diário do Nordeste carregarão toda a qualidade já apresentada pelo Sistema Verdes Mares desde a fundação da empresa.  

Contudo, Picanço explicou que os aspectos técnicos que já vinham sendo aplicados serão remodelados para planejar conteúdos pensados para o mundo digital.  

Um dos primeiros produtos que deverá ser lançado para os assinantes do Diário do Nordeste durante essa nova era digital será uma nova edição do Ponto Poder.  

A marca já esteve na grade da TV Diário durante as eleições em 2020, e, agora, deverá ganhar uma nova linguagem, totalmente focada na criação de conteúdo para o digital. “O Sistema tem muita expertise em TV. Então temos essa questão da estética e de como é que esse mundo consegue ser adaptado para o digital. Quando a gente lança esses produtos, que são programas de TV web, que vão ser direcionados aos assinantes do Diário do Nordeste, tem muito dessa nossa capacidade tecnológica”, disse Picanço. 

Novos colunistas 

Além do desenvolvimento de conteúdos diversos para as plataformas digitais, o Diário do Nordeste também deverá oferecer ao assinante análises especializadas sobre os principais assuntos do momento, a partir da visão de colunistas de projeção nacional e regional. O novo time de colunistas contará com nomes como do ator Silvero Pereira, do presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, e do jornalista e escritor Xico Sá. Eles se juntam a uma equipe formada por várias referências em diferentes áreas de atuação que irão analisar as principais notícias e fatos da vida cotidiana, política, economia, saúde, empreendedorismo e comportamento.  

“A segunda parte da nossa estratégia digital é focada na nossa audiência fiel. A audiência fiel, que é focada nos assinantes, terá uma série de informações especializadas, baseadas em análise. Para isso, teremos um jornalismo mais analítico e um espaço voltado para opiniões, onde ficarão os colunistas e algumas das reportagens mais profundas das nossas plataformas. E essa estratégia tem um outro ponto, que é o nosso paywall, que já está operando, então o leitor já pode assinar nossas plataformas digitais”, explicou o diretor comercial do SVM.  

Migração para o digital 

Sobre a transição para os assinantes do jornal impresso que quiserem migrar para a versão digital, podendo acessar todos os conteúdos exclusivos do Diário do Nordeste, Erick Picanço afirma que a equipe de vendas do jornal entrará em contato de forma individualizada. O objetivo é dar todas as possibilidades para o leitor definir como deseja consumir os conteúdos que serão oferecidos de agora em diante.