CE: venda de carros sobe 10%

As vendas de veículos comerciais leves novos cresceram 10,2% no Ceará entre maio e junho, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 301 unidades vendidas no mês passado, frente às 273 comercializadas no mês imediatamente anterior. Os automóveis de passeio também tiveram alta, mas em menor intensidade (6,2%). A quantidade vendida no Estado passou de 2,2 mil em maio para 2,3 mil em junho. As vendas dos dois segmentos juntos tiveram um avanço de 6,6% nesse mesmo período.

"Essa é uma sinalização de que as coisas vão melhorar. Nós estamos confiantes nessa equipe econômica (do governo interino), esperando para ver como é que fica essa política", ressaltou o presidente da Fenabrave-CE, Fernando Pontes.

O representante da entidade diz que o setor está otimista em relação ao segundo semestre deste ano. "A gente está sentindo um fluxo maior nas lojas agora em julho, e logicamente que os vendedores estão treinados para não deixar que o cliente saia sem comprar", afirmou.

A despeito do bom resultado no último mês do semestre, no comparativo entre junho deste ano e igual mês de 2015 as comercializações de automóveis e comerciais leves no Ceará caíram 21,8%. No acumulado dos primeiros seis meses frente ao primeiro semestre do ano passado, a queda foi ainda mais intensa (-30,43%).

Considerando além de automóveis e comerciais leves os caminhões e ônibus, houve queda de 22,3% no último mês de junho frente a igual período de 2015, totalizando 2.764 veículos vendidos no sexto mês deste ano no Estado. No primeiro semestre, foram 15,2 mil veículos vendidos, o que representa queda de 30,2% em relação a igual período de 2015.

No Brasil

A queda no Ceará no acumulado dos seis primeiros meses deste ano foi maior do que a média nacional (-25,4%). Em todo o Brasil foram comercializados 983,6 mil veículos de janeiro a junho de 2016. No primeiro semestre de 2015, foram 1,3 milhão de unidades vendidas.