Atualização cadastral do Caixa Tem não gera custos a clientes, garante Caixa

Durante a atualização cadastral, os clientes precisam concordar com a alteração para Cliente Top. No entanto, isso não deve gerar cobranças de tarifa de manutenção de conta

Usuários do aplicativo Caixa Tem estão atualizando os dados cadastrais desde 14 de março, conforme calendário da Caixa. No entanto, quem faz o procedimento é levado a aderir a uma poupança digital diferente, chamada de "Cliente Top". Nas redes sociais, clientes têm questionado se a adesão pode gerar custos. Consultado pela reportagem, o banco garante que não.

"A Caixa assegura a todos os clientes os serviços essenciais previstos na Resolução 3.919 do Banco Central, incluindo-se a não cobrança de tarifa de manutenção de conta, ou seja, o cliente CAIXA não paga nada para ter o “Caixa Tem”", informa o banco, em nota.

Atualização não é obrigatória para receber o auxílio

O aplicativo Caixa Tem é responsável pelo recebimento e repasse de benefícios sociais aos brasileiros. Dessa forma, vale ressaltar que usuário pode escolher entre realizar ou não a atualização, tendo em vista que não será um impedimento para receber o auxílio emergencial ou o Bolsa Família, por exemplo. 

A ação tem o objetivo de oferecer "mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes". Além disso, com a atualização, os clientes poderão realizar novas movimentações por meio do aplicativo, sem precisar ir até uma agência.

PIX e outras transações

"A conta, que tem manutenção 100% gratuita, também pode ser utilizada pelo cliente para movimentação de seus recursos próprios, com depósitos, saques e transferências, inclusive com PIX, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem", explica.

A atualização está sendo liberada de forma escalonada pelo mês de nascimento do correntista. 

Proteção contra golpes

Em 2020, a liberação de benefícios como o auxílio e o FGTS emergencial foi marcada pela atuação de criminosos. Os golpes geralmente aconteciam antes mesmo de o beneficiário acessar a sua poupança social digital, criada automaticamente pela Caixa no nome de milhões de brasileiros. 
 
Por isso, a Caixa explica que esse procedimento de atualização cadastral deve garantir uma segurança a mais e evitar novos golpes, além de verificar quais pessoas que receberam o benefício em 2020 perderam direito aos pagamentos nessa nova rodada.

Veja o calendário para atualização dos dados

A partir de:

  • 14 de março: nascidos em janeiro
  • 16 de março: nascidos em fevereiro
  • 18 de março: nascidos em março
  • 20 de março: nascidos em abril
  • 22 de março: nascidos em maio
  • 23 de março: nascidos em junho
  • 24 de março: nascidos em julho 
  • 25 de março: nascidos em agosto
  • 26 de março: nascidos em setembro 
  • 29 de março: nascidos em outubro
  • 30 de março: nascidos em novembro 
  • 31 de março: nascidos em dezembro

Como fazer a atualização

A atualização pode ser feita inteiramente pelo celular, não sendo necessário que o beneficiário se desloque até uma agência do banco. Ele deve acessar o aplicativo e seguir as orientações, clicando em "Atualize seu cadastro". Ao clicar, a Caixa pede foto do beneficiário e documentos pessoais.

Documentos necessários

  • CNH ou RG
  • Comprovante de residência
  • Foto do beneficiário com um dos documentos