A Americanas anunciou nesta quarta-feira (15) que seu conselho de administração elegeu Leonardo Coelho Pereira como diretor-presidente da companhia. A companhia, que passa por crise após notificar rombo bilionário, informou a mudança em fato relevante.
Leonardo Pereira atuou como sócio na empresa Alvarez & Marsal desde 2011, na área de Reestruturação. Ele esteve em posições de CEO e CFO de multinacionais por mais de dez anos, no Brasil e em outros países.
O executivo tem passagens em vários segmentos econômicos, como varejo, esporte e entretenimento, agro, Oil&Gas, construção e energia, segundo a Americanas.
Com a eleição do novo presidente, o presidente interino, João Guerra, volta a atuar como Diretor de Recursos Humanos da companhia.
Crise
A Americanas vive em crise desde que anunciou o rombo bilionário, em 11 de janeiro, em fato relevante. O documento foi assinado pelo então presidente da empresa, Sérgio Rial, que renunciou da presidência em seguida. O executivo estava na companhia havia apenas 15 dias.
O rombo é efeito da descoberta de financiamentos de compras na ordem de mais de R$ 40 bilhões em dívidas. Em recuperação judicial, o grupo Americanas pediu proteção judicial contra cortes de energia, telefonia e internet por dívidas.
A empresa tem mais de 9 mil credores, com dívida total de mais de R$ 42 bilhões.
O grupo notificou a shopping onde tem lojas físicas que não pagará aluguéis devidos até a data do deferimento do pedido de recuperação judicial, em 19 de janeiro.