Ações da Eletrobras disparam em meio a busca por investidores na Eletronuclear
Empresa e governo federal negociam aumento da participação da União nos conselhos de administração e fiscal da companhia
As ações da Eletrobras (ELET3) subiram 5,08% nesta quinta-feira (5), cotadas a R$ 36,82, e ficando entre os maiores ganhos do Ibovespa, segundo informações do portal Valor Investe. A alta se deu após a empresa informar que busca, junto com o governo federal, um novo parceiro para assumir a participação da Eletrobras na Eletronuclear.
Esse ponto está em negociação desde o último mês de agosto. Segundo a empresa, entre os principais pontos em discussão neste momento está o aumento da participação da União nos conselhos de administração e fiscal da companhia.
Atualmente, o governo tem 46% das ações da Eletrobras e tem direito a 1 dos 9 assentos disponíveis. A União quer aumentar esse número para 3, além de 1 assento no Conselho Fiscal.
Veja também
Pontos em negociação
- a manutenção das garantias prestadas aos financiamentos contratados em favor da Eletronuclear que são anteriores à desestatização da empresa;
- a coordenação de um eventual processo de desinvestimento da Eletrobras de sua participação acionária na Eletronuclear por meio da busca de um novo acionista;
- a definição de termos que possam permitir a revisão do acordo de investimentos firmado com Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), atual controladora da Eletronuclear.
Se a negociação sobre esses pontos for concluída, a Eletrobras e o governo federal deverão elaborar uma minuta de termo de conciliação para aprovação pelos acionistas da empresa em assembleia-geral extraordinária.