Wally Menezes é eleito novo reitor do IFCE com 46% dos votos

O novo reitor é professor do IFCE desde 2010, e começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações, em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Wally Menezes
Legenda: A gestão dele começa em 2021 e vai até 2025
Foto: Facebook/Reprodução

O professor de Engenharia de Telecomunicações, Wally Menezes, foi eleito nesta sexta-feira (13) novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O candidato obteve 43% do total de votos, considerando o peso paritário entre docentes, técnicos administrativos (TAEs) e alunos, sendo 3.026 votos de estudantes, 1.218 de professores e 940 de TAEs. A gestão dele começa em 2021 e vai até 2025.

A eleição envolveu a comunidade acadêmica dos 33 campi, da reitoria e do Polo de Inovação do IFCE. De maneira inédita, o pleito aconteceu de forma online, através de uma ferramenta virtual. O IFCE escolheu essa medida para atender às recomendações de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19. Aos eleitores sem acesso à internet, terminais físicos de votação nas unidades de ensino foram disponibilizados.  

Em segundo lugar, ficou o professor Júlio César da Costa Silva, com 16,1% dos votos; seguido de João Tavares (com 3,7%); e Geraldo Freitas (0,8%). Uma comissão de avaliadores, composta por quatro docentes do IFCE e três representantes de outros institutos federais, acompanhou todo o processo de eleição, com o objetivo de garantir transparência e legitimidade.

O resultado preliminar vai ser publicado pela Comissão Eleitoral Central na próxima segunda-feira (16), cabendo recursos até o dia seguinte. O julgamento dos eventuais recursos e a publicação do resultado final serão feitos na quarta-feira, mesmo dia em que a ata final do processo deve ser encaminhada ao Conselho Superior do IFCE, para apreciação e homologação. 

A posse de Wally Menezes deve ocorrer em fevereiro de 2021, dependendo da data de nomeação do vencedor pelo Ministério da Educação (MEC).

Biografia

José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Telecomunicações, e graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do IFCE desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados