Veja o que abre e fecha em Fortaleza no período do Carnaval 2021

Decreto em vigor no Ceará proíbe realização de festas e aglomerações

Legenda: Iniciativa vai focar em negócios que eram viáveis antes da pandemia, com pelo menos dois anos de existência
Foto: Thiago Gadelha

governador do Ceará, Camilo Santana, já havia anunciado, em janeiro, a suspensão das festas de Carnaval devido à pandemia, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular. 

Além de ser vedada a concessão de ponto facultativo, por todas as esferas de governo estadual, no período definido em calendário para o Carnaval.

A recomendação dos últimos decretos prevê a abertura do comércio - pela primeira vez em 87 anos -, serviços, indústria, escolas e universidades durante os dias de carnaval. Diante desse cenário, veja o que abre e fecha entre os dias 15 e 17 de fevereiro deste ano.

Saúde

Todas as unidades de Saúde do Estado funcionarão normalmente.

Supermercados

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), o funcionamento dos supermercados de Fortaleza seguem normais. O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h.

Porém, pode acontecer de supermercados oferecerem horários diferenciados, portanto, fica a critério de cada uma das unidades. Quando isso acontece, eles informam em suas redes sociais.

Transportes

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que a frota programada para a semana de Carnaval será normal, tendo em vista que não haverá suspensão de atividades.

Cagece

Entre os dias 12 e 17 a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) terá todas as suas atividades administrativas (lojas, unidades de negócio, núcleos de atendimento) funcionando normalmente. É importante destacar que os atendimentos presenciais devem ser marcados no site da companhia, que pode ser acessado aqui.

Correios

Com a suspensão do feriado de Carnaval no Ceará, a Superintendência Estadual dos Correios informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, de 15 a 17 haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.

Bancos

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, os bancos estarão fechados na segunda (15) e na terça (16), retornando o funcionamento na quarta (17) a partir das 12h.

Lojas

O Sindicato dos Lojistas de Fortaleza informou que o comércio lojista funcionará normalmente de 9h às 20h.

Shoppings

Os shoppings da Rede Ancar Ivanhoe em Fortaleza, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, terão o funcionamento de suas atividades das 9h às 20h, de segunda a sábado, e de 11h às 20h, nos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais.

As praças de alimentação também passam a operar de 9h às 20h, de segunda a sexta, de 9h às 15h, no sábado, e de 11h às 15h no domingo. 

O North Shopping Maracanaú segue com funcionamento normal no período de Carnaval: segunda a sábado, de 10h às 22h (lojas, quiosques e praça de alimentação), e domingo de 13h às 21h (lojas e quiosques) e 11h às 22h (praça de alimentação).

O Shopping Benfica terá o funcionamento de suas lojas de segunda a sábado de 9h às 20h e em domingos e feriados de 12h às 20h. A praça de alimentação de segunda a sexta funcionará de 9h às 20h, aos sábados de 9h às 15  aos domingos e feriados de 11h30 às 15h.

O Cinema Benfica funciona de segunda a sexta, das 14h às 18h e aos finais de semana de 12h as 18h. O Shopping também conta com atendimento via delivery, pelo site: delivery.shoppingbenfica.com.br.

O Grand Shopping abrirá normalmente durante o período de Carnaval. Lojas e quiosques abrirão no domingo (14) de 13h às 20h. Já a Praça de Alimentação estará aberta das 11h às 15h. Após as 15 horas, o atendimento é apenas para delivery.

De segunda-feira (15) a quarta-feira (17), o empreendimento abre de 10h às 20h, com o funcionamento de lojas, quiosques e Praça de alimentação durante o período.  Os cinemas funcionarão de acordo com a programação, que pode ser encontrada no site do Centerplex.

No Shopping Iguatemi Fortaleza possui horários definidos até quarta (17). De segunda a sexta-feira, as lojas, opções de lazer, e praças de alimentação do shopping funcionam de 9h às 20h, enquanto os restaurantes estão abertos de 11h às 20h. No sábado, lojas e lazer ficam abertos de 9h às 20h, mas as praças de alimentação apenas de 9h às 15h e os restaurantes de 11h às 15h.

Já no domingo, lojas e opções de lazer funcionam de 12h às 20h, enquanto as praças de alimentação e restaurantes atenderão os clientes de 11h às 15h. Após esses horários, lanchonetes e restaurantes funcionam somente por delivery, para pedidos feitos por meio de aplicativos de entregas.

O supermercado Extra, por ser considerado serviço essencial, continua funcionando de 7h às 23h diariamente. Também tem horário diferenciado as Lojas Americanas e a Cobasi, que ficam abertas de 9h às 22h de segunda a sábado e de 12h às 21h aos domingos. O cinema do Shopping Iguatemi Fortaleza teve seu horário reduzido e está funcionando de 13h às 18h todos os dias.

No Shopping Del Paseo, as lojas e quiosques funcionam de 9h às 20h de segunda a sábado e de 12h às 20h no domingo. As praças e quiosques de alimentação abrem de 9h às 20h, de segunda a sexta; 9h às 15h no sábado e 11h às 15h no domingo. 

A farmácia Extrama, no shopping, funciona de 7 às 21h, de segunda a sábado; e de 7h às 20h, no domingo. Já o supermercado Mercadinhos São Luiz estará aberto todos os dias, de 7 às 22h.  

Escolas

As escolas públicas anunciaram que os dias de Carnaval serão inseridos no calendário de aulas da rede pública de ensino. Portanto, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, haverá aulas ou atividades normais para todos os estudantes.

As escolas particulares também funcionarão neste período de carnaval (15 a 17). O feriado foi reagendado para os dias 6 a 10 de setembro.

Universidades

A Universidade Federal do Ceará seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Economia para 2021. Portanto, o funcionamento “não será afetado pela recomendação do Governo do Estado”. De acordo com as Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas da Instituição, o período do início do sábado (13) às 12h de quarta-feira (17) consta no Calendário Universitário como ponto facultativo e recesso letivo.

Em nota, a Universidade Estadual do Ceará informou que seguirá a recomendação do Governo do Estado no tocante ao funcionamento das instituições de ensino no período de carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Ou seja, as aulas e atividades estão mantidas.

Instituto Federal do Ceará declarou que uma portaria do Conselho Superior que os pontos facultativos referentes aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 sejam dias úteis. Nesse contexto, fica alterado o calendário letivo dos campi do IFCE, e as datas passam a ser letivas.

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza