Escultura some de agência bancária no Centro; obra foi destruída em reforma, segundo denúncia

Obra "Mulher Rendeira" é de autoria do escultor Corbiniano Lins, o mesmo que fez a escultura de Martim Soares Moreno e Iracema, no Mucuripe

Escrito por Redação ,
Legenda: Escultura "Mulher Rendeira", de Corbiniano Lins, ficava exposta na área externa do banco, no Centro de Fortaleza.
Foto: Reprodução

A remoção de uma estátua do prédio do Banco do Brasil, no Centro de Fortaleza, durante uma reforma, gerou reclamações nas redes sociais. Desde a última sexta-feira (29), ela não foi mais vista no local e o caso foi relatado pelo cantor, compositor e produtor musical, Calé Alencar, em uma publicação em rede social, que repercutiu entre os internautas. Segudno ele, a obra foi destruída.

A escultura, intitulada “Mulher Rendeira”, de autoria do pernambucano Corbiniano Lins, ficava na área externa da agência, no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a avenida Duque de Caxias e podia ser observada por quem passava. 

Corbiniano também é autor da escultura de Martim Soares Moreno e Iracema, no Mucuripe. O escultor faleceu em 2018, no Recife, vítima de um infarto.

Marretadas

Conforme descrito por Calé, parte da obra foi destruída a marretadas pelos operários que estavam trabalhando no local, em seguida alguém que estava passando interveio e recolheu os pedaços da estátua.

“Alertada por alguém que passou no local, uma pessoa foi até lá com uma Kombi e recolheu as partes do monumento, declarando aos operários o intuito de restaurá-lo. Menos mal”, escreveu em um trecho do post.

Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) esclareceu que a escultura "Mulher Rendeira" não é propriedade do poder público municipal e se encontra em espaço privado.

Porém, segundo a Secult, por ser uma arte de interesse histórico e cultural da cidade, o órgão encaminhará um ofício para o Banco do Brasil, na segunda-feira (1°), solicitando esclarecimentos sobre o destino da estátua. No mesmo dia, será encaminhado um ofício para a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), órgão responsável pela fiscalização do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza, para que sejam tomadas as devidas averiguações e providências.

Em nota, o Banco do Brasil informou que a escultura foi danificada por um "erro de execução no projeto de engenharia", que deveria removê-la justamente para protegê-la. A instituição afirmou ainda que irá tomar medidas para garantir a restauração da obra.

Veja a nota na íntegra:

O Banco do Brasil esclarece que durante uma obra de reparação em sua agência Praça do Carmo, em Fortaleza, a escultura Mulher Rendeira, do artista Corbiniano Lins, foi indevidamente danificada e removida do local.

A retirada da escultura é resultado de erro de execução no projeto de engenharia, que previa a remoção da escultura durante as obras exatamente para protegê-la, com sua posterior reinstalação.

O Banco do Brasil lamenta profundamente o erro de execução da empresa contratada para a realização da reforma e irá adotar ações que levem à restauração da escultura e sua reinstalação no local.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados