Pacientes ostomizados devem receber atendimento em novo Centro de Saúde
O local será o único para distribuição de bolsas coletoras e deve realizar acompanhamento com ostomizados intestinais e urinários
A partir da próxima segunda-feira (1º), os pacientes ostomizados deverão se dirigir ao Centro de Saúde do Meireles para o recebiento de bolsas coletoras. O local, que é novo e fica na Avenida Antônio Justa, 3113, deverá ser o único para a distribuição, que ocorrerá das 7h às 17h, de segunda à sexta.
A medida faz parte do Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, atualmente sendo implantado pela Secretaria da Saúde do Estado, que deve fornecer atendimento a ostomizados intestinais e urinários, com acompanhamento de proctologista, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo.
O programa segue diretrizes do Ministério da Saúde para a oferta de serviços a ostomizados, pessoas que passaram por cirurgia, chamada de estoma, para realizar abertura ou caminho para saída de fezes ou urina, e também para ajudar na respiração ou na alimentação.
Além dos serviços citados acima, os pacientes que realizarão a reversão do estoma serão encaminhados ao Hospital José Martiniano de Alencar para a realização do procedimento de fechamento da colostomia.