Lotação nos ônibus e aglomerações nas paradas marcam a volta para casa, no primeiro dia da Fase 1

Filas para entrar em shoppings e lojas, em toda a cidade, também marcaram esse primeiro dia desta Fase de reabertura do comércio

Escrito por Redação ,
Legenda: Em Fortaleza, ônibus tiveram lotação no primeiro dia da Fase 1
Foto: José Leomar

Muitas pessoas nas ruas, grande movimentação nos terminais de ônibus e aglomeração no Centro de Fortaleza foi o que marcou esse primeiro dia da Fase 1  do plano de retomada das atividades econômicas no Ceará. Na volta para casa, durante o fim da tarde e começo da noite, desta segunda-feira (8), foi percebido aglomerações em paradas de ônibus e lotação do transporte público.

Nesta segunda-feira (8) ficou permitido a volta do funcionamento de grande parte do comércio, incluindo shoppings, que reabriram com 40% da mão de obra, restrição no número de pessoas no interior do estabelecimento e respeitando os novos protocolos sanitários. Durante a manhã, formaram-se filas na entrada de shopping da cidade, e na porta de lojas no Centro de Fortaleza. 

 

Hoje (8), na volta para casa, foram registrados além de engarrafamentos, também a aglomerações no transporte coletivo, nas paradas de ônibus e nos terminais da capital. Marinete Pontes, doméstica, que aproveitou a reabertura de parte do comércio para ir ao Centro, comprar um ventilador, mostrou-se preocupada com essa movimentação intensa. “A fila muito grande, as pessoas ficam umas do lado das outras, muito próximas e isso é um risco. Você pode ser contaminado por esse coronavírus, porque ninguém sabe onde esse vírus está”, pontua. 

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) cerca de 70% da frota de ônibus está operando na cidade, e continuará assim durante toda a Fase 1 de reabertura da economia. A auxiliar de cobrança, Natália Câmara, sentiu o aumento na utilização do transporte público hoje. “Eu tenho medo de pegar o coronavírus em um ônibus muito cheio, então espero o mais vago”, conta. 

A Etufor recomenda que os passageiros evitem os ônibus lotados, assim como Natália, e esperem pelo seguinte. A empresa também frisou, que caso seja necessário, será disponibilizado ônibus extra para as linhas que apresentarem maiores demandas.   

Flexibilização 

De acordo com o Governador do Ceará, Camilo Santana, o Poder Executivo está acompanhando a evolução flexibilização do isolamento social, e suas consequências, na capital, que é o epicentro da pandemia no estado.  

Ele também reforçou, em seu twitter, que o avanço para a Fase 2 do plano de retomada econômico necessita do sucesso desta primeira fase. “O avanço das fases vai depender do esforço de cada um no cumprimento das regras de isolamento social, a medida ainda mais eficaz contra o coronavírus. A retomada econômica é muito importante, mas de forma segura e responsável”, pontuou.

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados