Horizonte deve receber R$ 18,9 milhões para obras de pavimentação, reforma de calçadas e sinalização

Financiamento foi divulgado no dia 9 de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); intervenções de mobilidade, contudo, ainda não têm prazo para iniciar

Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, deve receber R$ 18,9 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para realizar obras de microdrenagem, reforma de calçadas, sinalização de vias, pavimentação e outras mudanças na infraestrutura da cidade, como a construção de uma ponte. O financiamento é parte de um programa do governo federal chamado Avançar Cidades, que utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A cidade cearense é uma das escolhidas do Grupo 1 para receber o financiamento em 2020. Este grupo engloba municípios de até 250 mil habitantes. Outros estados também já receberam o recurso neste ano, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. As inscrições no projeto são contínuas e ainda podem ser realizadas pelas gestões das cidades.

Para ser aceita, Horizonte, assim como as outras cidades inscritas, precisarou passar por uma análise de risco de crédito, capacidade de pagamentos e garantias. Além disso, o projeto de engenharia apresentado foi julgado antes da aprovação. A partir da seleção final do Ministério, as cidades escolhidas têm um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro. No caso de Horizonte, é a Caixa Econômica Federal. Os municípios têm até 20 anos para pagar o valor, com carência de 48 meses para o início da quitação.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


Redação 25 de Outubro de 2020