Eusébio lidera o ranking de cidades com melhor Índice de Desenvolvimento do Ceará

O IDM ajuda a mapear as áreas que precisam de maior investimento público

Escrito por Redação,

Metro
Legenda: O município de Aquiraz também está entre as 10 cidades com melhor IDM.
Foto: Reprodução

Cidades da região de Sobral, Cariri e da Grande Fortaleza lideram o ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM). Os dados são relativos a 2017 e foram divulgados pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) na última quarta-feira (4). O estudo, que traz o diagnóstico da situação econômica, social e geográfica dos municípios cearenses, foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Entre os 185 municípios cearenses, Eusébio (70,70), Fortaleza (68,72), São Gonçalo do Amarante (64,02), Aquiraz (56,25), Maracanaú (55,31) e Horizonte (51,85), respectivamente, lideram o ranking, como os municípios que apresentam maior desenvolvimento.  

Em contrapartida os municípios de Aiuaba (6,09), Pires Ferreira (8,62), Catarina (10,16), Umari (10,67), Abaiara (10,75) e Deputado Irapuan Pinheiro (12,05) estão, respectivamente, entre os dez municípios com menor IDM. 

O diretor geral do Ipece, João Mário Santos de França, o IDM é mecanismo usado pela Secretaria de Planejamento e Gestão para mapear as áreas que precisam de um maior investimento público, através da implantação de políticas públicas que possam melhorar os níveis de desenvolvimento econômico dos municípios.