Dez mil alunos novatos já realizaram pré-matrícula na rede municipal de ensino de Fortaleza

O ano letivo de 2021 deve começar entre o final de janeiro e o início de fevereiro; não há definição se será presencial ou remoto

escola
Legenda: O retorno das aulas da rede pública municipal seguem em avaliação
Foto: Natinho Rodrigues

Cerca de 10 mil alunos novatos já realizaram a pré-matrícula para a rede municipal de ensino de Fortaleza, até a manhã desta terça-feira (8). A primeira etapa da matrícula para o ano letivo de 2021 começou na última sexta-feira (4) e ocorre até o dia 14, no Sistema de Pré-matrícula Virtual

Os responsáveis pelos alunos devem responder os dados do aluno (nome, data de nascimento e endereço) e escolher até três opções de escolas próximas à residência da família. A etapa de confirmação de matrícula, que ocorre a partir do dia 17, é presencial

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Educação (SME), Jefferson Maia, explicou que os responsáveis irão receber a data e o horário específicos para o atendimento na unidade que o aluno for alocado. As informações serão repassadas por telefone ou pelo sistema virtual. 

Conforme a SME, a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não tenha algum dos documentos solicitados, os conselhos tutelares de cada Distrito de Educação devem ser acionados para regulamentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

De acordo com Maia, a etapa virtual é importante para dar mais segurança às famílias e tornar o processo mais eficaz. Com o atendimento presencial agendado, a SME espera evitar aglomerações nas unidades de ensino e cumprir às medidas de prevenção à Covid-19. 

Também há previsão de que todas as unidades de ensino adotem medidas de segurança sanitária durante o processo de matrícula, como distanciamento, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos.

Para os pais ou responsáveis que tiverem dificuldades de acesso à internet, haverá a oferta de matrícula presencial em todas as escolas públicas da rede municipal. Basta que no período de matrícula, os responsáveis procurem a escola mais próxima de onde moram e apresentem a documentação necessária.

Retorno presencial não definido

O secretário-adjunto afirmou que ainda não foi definido se as aulas do ano letivo de 2021 serão remotas ou presenciais. "Isso é uma decisão que deve ser tomada pelas autoridades médicas, sanitárias e políticas da cidade. Com certeza, nós tomaremos a melhor decisão para o nosso grupo de estudantes e professores", disse.

A expectativa da SME é iniciar o ano letivo entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. As aulas presenciais foram suspensas em março, devido à pandemia do novo coronavírus, e todas as atividades do ano letivo de 2020 serão concluídas de forma remota. 

Em setembro deste ano, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que o retorno das aulas presenciais da rede municipal ocorrerá em 2021. Devido à situação da Covid-19 em Fortaleza, a programação seguiu remota. À época, além de distribuir kits de alimentos para os alunos, a Prefeitura de Fortaleza informou que seriam distribuídos mais de 240 mil chips, e cerca de 20 mil tablets, que também contariam com um pacote de dados.

Documentos

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
  • Três fotos 3x4
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cartão de vacinação atualizado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade

Para fazer a inscrição do aluno no Registro Único, é preciso entregar

  • Carteira de trabalho ou declaração que comprove o trabalho
  • Cópia da certidão de nascimento
  • Cópia do comprovante de endereço
  • Cópia do cartão de vacina
  • Cópia do CPF do aluno
  • Cópia do RG e CPF do responsável
  • Cópia do comprovante da renda mensal da família
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cópia do cartão Bolsa Família e duas (2) fotos 3x4
Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza