Matrícula para alunos novatos da rede municipal começa nesta sexta-feira (4)

Devido à pandemia, a matrícula de alunos novatos, da pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá uma etapa eletrônica

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Legenda: Para os pais ou responsáveis que tiverem dificuldades de acesso à internet, haverá a oferta de matrícula presencial em todas as escolas públicas da rede municipal
Foto: Kid Júnior

O período de matrícula de alunos novatos que pretendem ingressar nas escolas públicas da rede municipal em 2021 começa nesta sexta-feira (4) e termina no dia 14 deste mês. Devido à pandemia, a matrícula de alunos novatos, da pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá uma etapa eletrônica, com a utilização do Sistema de Pré-matrícula Virtual, informou a Secretaria Municipal da Educação (SME).  

No site, pais ou responsáveis realizarão o cadastro do aluno, escolherão três opções de unidades escolares mais próximas de onde moram. Depois, eles receberão o contato da gestão da instituição para o agendamento do atendimento presencial, em que serão apresentados os documentos do aluno e efetivada a matrícula.

Aos pais ou responsáveis que tiverem dificuldades de acesso à internet, haverá a oferta de matrícula presencial em todas as escolas públicas da rede municipal. Basta que no período de matrícula, os responsáveis procurem a escola mais próxima de onde moram e apresentem a documentação necessária.

Documentos

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
  • Três fotos 3x4
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cartão de vacinação atualizado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade

Para fazer a inscrição do aluno no Registro Único, é preciso entregar

  • Carteira de trabalho ou declaração que comprove o trabalho
  • Cópia da certidão de nascimento
  • Cópia do comprovante de endereço
  • Cópia do cartão de vacina
  • Cópia do CPF do aluno
  • Cópia do RG e CPF do responsável
  • Cópia do comprovante da renda mensal da família
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cópia do cartão Bolsa Família e duas (2) fotos 3x4

Conforme a SME, a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não tenha algum dos documentos solicitados, os conselhos tutelares de cada Distrito de Educação devem ser acionados para regulamentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

Também segundo a pasta, mesmo com o calendário divulgados pela SME, os alunos podem ser matriculados na rede municipal em qualquer período do ano. Todas as informações relacionadas às etapas da matrícula de alunos que pretendem ingressar na rede municipal em 2021 serão divulgadas no Canal Educação e no Extranet.

Veteranos

Para os alunos veteranos, a rede municipal já realizou a confirmação das matrículas dos estudantes que nela permanecerão em 2021. Em contato com os responsáveis, cada instituição atualizou o endereço, documentação e solicitou o cartão de vacina atualizado do aluno para confirmação da matrícula.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as instituições adotarão todas as medidas preventivas de segurança sanitária durante o processo de matrícula, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos.

Retorno

Em setembro deste ano, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que o retorno das aulas presenciais da rede municipal ocorrerá em 2021. Devido à situação da Covid-19 em Fortaleza, a programação seguiu remota. À época, além de distribuir kits de alimentos para os alunos, a Prefeitura de Fortaleza informou que seriam distribuídos mais de 240 mil chips, e cerca de 20 mil tablets, que também contariam com um pacote de dados.

O prefeito eleito Sarto Nogueira afirmou, em entrevista à TV Verdes Mares, que a volta às aulas seria uma das prioridades da nova gestão municipal. De acordo com o pedetista, o objetivo é promover o retorno escolar com a recuperação do calendário escolar. Ele disse que a Prefeitura de Fortaleza já tem já o plano de ação consistente que foi dialogado entre as secretarias de Educação do município e do estado, e também com a secretaria da Saúde. 

"Então, nós já, por exemplo, temos municípios que já ampliou salas, já abriram janelas onde tinha que abrir, para manter o distanciamento, já comprou EPIs. Máscaras, álcool em gel, totens para você fazer sua higienização das mãos. Nós estamos no processo de licitação para a aquisição de tablets e chips para a rede escolar. São 100 mil tabletes e 200 mil chips que o município vai dar para rede escolar municipal”, destacou Sarto Nogueira.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.