Covid-19: um infectado transmite para menos de uma pessoa em Fortaleza, diz secretário da Saúde

Segundo Dr. Cabeto, transmissibilidade do novo coronavírus é menor que 1 na Capital

Escrito por Redação ,
Secretário Cabeto afirmou que um diagnosticado com a doença passa o novo coronavírus para menos de uma pessoa
Legenda: Secretário Cabeto afirmou que um diagnosticado com a doença passa o novo coronavírus para menos de uma pessoa

Atualmente, a razão de transmissibilidade da Covid-19 é de 0,78 em Fortaleza. Além de indicar que um diagnosticado com a doença passa o novo coronavírus para menos de uma pessoa, o número quando está menor que 1 pode desacelerar o avanço da pandemia.

A informação foi repassada pelo titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante entrevista virtual com a imprensa na tarde deste domingo (7).

“Quanto mais isso bate abaixo de 1, quer dizer que cada pessoa contamina menos de uma pessoa. Isso caminha para o lado onde você chega a reduzir, a impossibilitar a transmissão comunitária, que é o ponto ótico da crise”, reforçou.

Conforme Dr. Cabeto, a razão de transmissibilidade também será divulgada de forma regional quando a Sesa tiver "números razoáveis de testagem". 

Análise

Caso a Pasta identifique que o fator de transmissão esteja subindo junto com a desobediência ao isolamento social, ainda em vigor apesar da reabertura gradual das atividades econômicas da Capital, medidas sanitárias como lockdown serão retomadas.

"Nós poderemos ter que retroceder e não é nada agradável. Isso é muito ruim para a população, porque  a gente sabe dos prejuízos não só econômicos, mas dos prejuízos, inclusive, psíquicos, das doenças emocionais que isso causa", justificou o secretário. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados