Comunicado: prevenção contra as queimadas

Escrito por Redação ,

O Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais promove, nesta segunda-feira (24) a partir das 9 horas, uma transmissão ao vivo como marco inicial da Operação Apoena, que será realizada pela primeira vez voltada para o Bioma Caatinga no Ceará.

O Centro Nacional do Prevfogo, vinculado ao Ibama, vem desenvolvendo, com apoio da fiscalização, uma nova forma de operação, agindo antecipadamente à degradação causada pelo fogo, visando a prevenção da conversão da floresta em uso alternativo do solo sem autorização.

O objetivo é impedir o processo de conversão de áreas de floresta em áreas agrícolas (sem autorização) e evitar os incêndios florestais. Para tanto, faz-se necessário monitorar, vistoriar e fiscalizar áreas florestais em propriedades rurais com risco potencial de ocorrência de incêndios florestais. Com as queimadas registradas neste mês no Ceará, essa é uma medida necessária para proteger o bioma do Estado.

Educação

É bom ficar atento: hoje (24), o Prouni deve divulgar a lista dos alunos pré-selecionados que vão receber a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Foram três etapas de seleções realizadas pelo Ministério da Educação. Ao todo, o ProUni ofereceu nas três etapas 112.416 bolsas, com mais de 535 mil inscrições.

Saúde

Durante a pandemia, a população estava com receio de ir aos hospitais. Contudo, nem sempre é possível deixar exames e procedimentos para depois apesar do medo. Esta é uma das discussões da live "Gravidez: a importância da ultrassonografia", que acontecerá na próxima quarta-feira (26), a partir das 17 horas, no canal do YouTube do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica. Quem orienta a conversa é Renata Teixeira, ginecologista e obstetra, especialista em Medicina Fetal, Ultrassonografia, Ginecologia e Obstetrícia.

Licença ambiental

O público poderá participar, por meio da internet, das audiências públicas presenciais exigidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nos processos de licenciamento ambiental. A proposta recebeu emendas do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, para assegurar que a participação remota ocorra de forma complementar à audiência.

Formação

O Núcleo de Atividade Física, Esporte e Cidadania, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está com inscrições abertas até hoje (24) para Formação em Esportes e Cidadania. As aulas são voltadas a professores e alunos de graduação em Educação Física de qualquer instituição interessados pela temática.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados